Investigação eleitoral

Dimas entra com Aije contra Wanderlei por suposta contratação de 27 influenciadores digitais

Aije pede até a quebra do sigilo bancário de todos os 27 influenciadores.

Por Redação 1.768
Comentários (0)

28/09/2022 07h45 - Atualizado há 1 ano
Ronaldo Dimas acusa Wanderlei de contratar influenciadores digitais

O candidato a governador Ronaldo Dimas (PL) ajuizou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contra o governador e candidato à reeleição Wanderlei Barbosa (Republicanos), por causa da suposta contratação de quase 30 influencers da rede Instagram para fazerem propaganda política em prol do referido candidato. A acusação é de abuso de poder econômico e prática de caixa 2.

Na petição, que tem 70 páginas, a coligação 'A mudança que o Tocantins precisa' cita os nomes de todos os influencers que estariam fazendo campanha coordenada, com mensagens idênticas ou muito parecidas, em favor de Wanderlei.

Conforme a Aije, a publicidade na internet é vedada, salvo os impulsionamentos oficiais e registrados. "Para burlar o impulsionamento oficial, Wanderlei apostou na propaganda positiva e ilegal via pessoas famosas nas redes sociais do Estado. Isso fez com que o gasto oficial de impulsionamento de propagandas no Youtube e no Facebook não chegasse a R$ 18 mil. O valor é muito semelhante aos gastos de candidatos proporcionais como Carlos Gaguim, Lili Bezerra e Osires Damaso, por exemplo", afirma a Aije.

Alguns dos influenciadores supostamente contratados têm mais de 1 milhão de seguidores. "Com certeza desiquilibra o processo eleitoral", afirma a ação ao afirmar que foram gastos milhares de reais com os influencers, o que é expressamente vedado pela lei eleitoral.

A Aije pede até a quebra do sigilo bancário de todos os 27 influenciadores digitais no período eleitoral compreendido entre 16 de agosto a 02 de novembro de 2022.

Além disso, a Aije relaciona possíveis crimes na contratação de servidores em caráter temporário sem necessidade. Segundo a coligação de Dimas, o Estado tem quase 10 mil pessoas a mais do que tinha em outubro do ano passado nesse regime, e de comissionados.

A contratação de servidores temporários também é questionada em outra Aije, esta proposta pelo candidato Irajá (PSD).

O QUE DIZ WANDERLEI?

Em nota, a assessoria do governador Wanderlei afirmou que nesta reta final a oposição está fazendo de tudo para tentar alterar a previsão de todas as pesquisas eleitorais que mostram sua reeleição já no primeiro turno.

"A campanha de Wanderlei Barbosa conta com dezenas de milhares de apoiadores, engajados de forma espontânea. Essa onda de denuncismo já era esperada e está sendo prontamente respondida pelo nosso departamento jurídico", afirma a nota.

A nota finaliza dizendo que "enquanto isso, seguimos firmes trabalhando em nossa campanha, levando as nossas propostas e o nosso entusiasmo a todas as regiões do Tocantins. Enquanto a oposição espalha fake news e denúncias infundadas Wanderlei Barbosa propaga o amor e a verdade".

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.