Em Peixe

Jovem é diplomado pela Justiça Eleitoral do Tocantins após vencer eleição do projeto Líder do Futuro

A eleição seguiu todos os padrões de segurança e transparência de um processo eleitoral convencional.

Por Redação 830
Comentários (0)

30/10/2019 11h18 - Atualizado há 4 anos
Thiago Nunes (à esq.)

A diplomação é a última fase de uma eleição e, na tarde desta terça-feira (29), mais de 200 estudantes da Escola Estadual Dom Alano tiveram a chance de acompanhar de perto os ritos desta solenidade que marca a conclusão do processo eleitoral.

Na Câmara Municipal de Peixe, os alunos participaram da diplomação do candidato Thiago Nunes, representante político do Projeto Líder do Futuro. A partir de agora, o eleito terá o desafio de representar os jovens do seu município perante o poder público, defendendo a melhoria da segurança pública.

Muito empolgado, o candidato diplomado disse que nunca havia presenciado uma solenidade de diplomação na Justiça Eleitoral e que com a realização do projeto surgiu o desejo de participar mais das eleições. “Tudo isso para mim aqui hoje está sendo novo e diferente. Agora vamos buscar colocar nossas ideias em prática e continuar participando ativamente das decisões políticas na nossa cidade”, afirmou Thiago Nunes. 

Eleito com 91 votos, o estudante recebeu o diploma das mãos da juíza eleitoral da 20ª Zona Eleitoral de Peixe, Ana Paula Toríbio, que destacou a importância do projeto para fortalecer a democracia. “É um momento muito importante. Ressaltamos que todo o processo eleitoral é seguro e transparente e não poderia ser diferente nas eleições do projeto Líder do Futuro. Destacamos a coragem e a participação dos estudantes nos debates, que eles continuem acreditando e lutando por seus ideais”, avaliou a magistrada. 

Presente na solenidade, o diretor-geral do TRE Tocantins, Francisco Cardoso, explicou que o Projeto Líder do Futuro faz parte do Agentes da Democracia, um programa permanente da Justiça Eleitoral do Tocantins, e destacou a necessidade de inserir o jovem no processo político brasileiro.

É um programa de educação política para os jovens eleitores, buscando conscientizá-los sobre a importância da participação política no Brasil, levando a eles informações sobre seus direitos e deveres, promovendo a cidadania a esses jovens para que eles participem efetivamente do processo político”, frisou.

Passo a passo da eleição

Com o projeto, durante todo o mês de outubro os estudantes participaram do passo a passo de uma eleição. Desde a convenção partidária até a votação, que foi realizada na segunda-feira (28), seguindo todos os padrões de segurança e transparência de um processo eleitoral convencional.

Durante as eleições, 214 eleitores compareceram à Escola Estadual Dom Alano para votar. Foram disponibilizadas duas urnas eletrônicas.

O projeto ainda promoveu o alistamento eleitoral dos estudantes e aumentou significativamente a participação do jovem no processo eleitoral. “Tivemos uma média de 150 novos títulos emitidos para eleitores na faixa etária dos 16 e 18 anos, o que corresponde a 90% dos eleitores desta Zona Eleitoral com essa faixa etária. Com certeza foi um sucesso e agora o candidato terá o desafio de continuar defendendo suas ideias e participando ativamente do processo político-eleitoral na comunidade”, disse o chefe de cartório da 20ª Zona Eleitoral de Peixe, João Paulo Aires, idealizador do projeto.

Confira o resultado das urnas:

1º colocado - Thiago Nunes – 91 votos

2º colocado - Maiara Tavares – 79 votos

3º colocado - Samir Alves – 44 votos

(Lilia Mara - TRE/TO

Maiara Tavares, 2º lugar
Samir Alves - 3º lugar

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.