Eleição por aclamação aconteceu por videoconferência.
O secretário da Segurança Pública do Tocantins, Cristiano Barbosa Sampaio, foi eleito por aclamação presidente do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) na manhã desta sexta-feira (17).
A eleição por videoconferência foi conduzida pelo presidente do Consesp e Secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa. Sampaio já atuava no colégio nacional como vice-presidente e assume a presidência da entidade pelo período de um ano.
Em seguimento aos trabalhos do Consesp, o novo presidente participa, já na próxima quarta-feira (22), de uma reunião dos colégios integrantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A reunião também será por videoconferência e na pauta serão tratados temas importantes para a segurança pública, como a questão dos equipamentos de proteção individual e testes rápidos para a covid-19, o financiamento da segurança pública e os recursos destinados ao Fundo Nacional de Segurança Pública.
Para o secretário Cristiano Barbosa Sampaio, ocupar a presidência do colégio tem uma importância grande para o Tocantins, na medida em que o Estado estará no centro das principais discussões relativas à segurança pública do país.