Câmara cobrou a abertura de sindicância na Saúde do Município.
Mais de 150 doses de vacinas contra a covid-19 teriam desaparecido misteriosamente de uma unidade de saúde no município de Riachinho, no norte do Tocantins. Na semana passada, a Câmara de Vereadores da cidade aprovou um requerimento cobrando a abertura de sindicância interna na Secretaria Municipal da Saúde.
O autor da denúncia, vereador Valdean Oliveira da Costa, cita a existência de um relatório prévio que aponta indícios do sumiço de "mais ou menos 155 doses". Segundo o documento, não se sabe o destino das vacinas ou onde foram colocadas. A Câmara quer respostas no prazo máximo de 30 dias.
O portal Integra Saúde, que é atualizado diariamente pelo Governo do Tocantins, mostra que Riachinho já recebeu 1.468 doses de vacinas contra a covid-19. Porém, foram aplicadas apenas 863, ou seja, 58,7% do total, o que corresponde a 12,2% da população do município. Os dados foram consultados na manhã desta segunda-feira (24).
A cidade já contabiliza 308 casos confirmados do novo coronavírus e 4 mortes provocadas por complicações da infecção.
Riachinho possui 4.684 habitantes, segundo a última estimativa do IBGE. O prefeito do município é Ronaildo Bandeira (Solidariedade).
No início do mês de maio, o prefeito exonerou a então secretária de Saúde Maria Cleomar Bezerra e nomeou para o cargo Antônio Magalhães da Silva Filho.
A reportagem solicitou esclarecimentos da Prefeitura de Riachinho sobre o suposto sumiço das vacinas, mas ainda não obteve resposta.