Pandemia não acabou

Dois hospitais já estão operando no vermelho; Gurupi tem apenas 1 vaga em UTI Covid

O Tocantins possui atualmente apenas 82 leitos ativos de UTI Covid.

Por Conteúdo AF Notícias 1.585
Comentários (0)

13/01/2022 11h11 - Atualizado há 2 anos
Tocantins enfrenta novo aumento de casos de Covid-19

O Hospital Regional de Gurupi (HRG) está com apenas 1 leito disponível em UTI Covid. Dos 10, nove estão com pacientes internados. É a situação mais crítica em todo o estado, conforme os dados do portal Integra Saúde, consultados na manhã desta quinta-feira (13).

O Hospital Regional de Xambioá também está operando no vermelho. Todos os 10 leitos clínicos estão ocupados. 

O Tocantins possui atualmente apenas 82 leitos ativos de Unidade de Terapia Intensiva exclusivos para Covid-19, dos quais 62 estão ocupados (75,6%). Muitos dos leitos foram fechados no ano passado após a redução do número de casos.

O Governo desativou, por exemplo, o Hospital Estadual de Combate à Covid (HECC), em Palmas, e os leitos de UTI Covid nos Hospitais Regionais de Araguaína, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins, e no Hospital Geral de Palmas. Também foi desativado o Hospital Municipal de Campanha pela Prefeitura de Araguaína.

Em Gurupi, o hospital chegou a contar com 56 leitos de UTI Covid. O promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes requisitou do Governo do Estado e da Secretaria Estadual de Saúde (SES) esclarecimentos sobre a redução para apenas 10 leitos. A requisição foi expedida na última segunda-feira (10), quando todos os leitos da unidade de saúde estavam ocupados.

No documento, o promotor de Justiça solicita a comprovação documental e memorial fotográfico acerca da habilitação de novos leitos de UTI Covid-19 junto ao Ministério da Saúde, além das providências efetivas adotadas para garantir a internação de pacientes. O Hospital de Gurupi atende toda a região sul do Tocantins.

Atualmente, só há dois hospitais públicos com leitos ativos de UTI Covid, nas cidades de Gurupi e Augustinópolis. Os demais leitos existentes são contratualizados na rede privada.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.