Ação judicial

Detran tem apenas 1 intérprete de Libras para atender os 139 municípios; DPE ajuíza ação

Ação requer que o estado contrate, no mínimo, cinco intérpretes de Libras.

Por Redação
Comentários (0)

22/09/2022 15h10 - Atualizado há 1 ano
Posto de atendimento do Detran

A falta de profissional tradutor e intérprete da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) em postos de atendimento do Departamento Nacional de Trânsito (Detran) no Tocantins é o foco de uma ação judicial movida pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO).

Expedida nesta quarta-feira (21), a ação requer que o estado contrate, no mínimo, cinco intérpretes de Libras para atuar nas principais unidades do Detran no Tocantins para atender em quaisquer dos serviços ofertados, inclusive na prestação de informações ao público, visando evitar qualquer desassistência às pessoas com deficiência auditiva. 

A ção é assinada pelo coordenador do  Núcleos Aplicados de Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) em Araguaína, defensor público Sandro Ferreira Pinto, e pela coordenadora do Nuamac Palmas, defensora pública Letícia Amorim.

Entenda o caso

A ação foi proposta após usuários procurarem a DPE-TO reclamando da inexistência de profissionais intérpretes de Libras para auxílio de atendimento no Detran Tocantins e também durante os procedimentos obrigatórios para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.

Durante atuação extrajudicial da Defensoria Pública, o Detran informou que há apenas uma servidora capacitada, em nível intermediário, para interpretação da Língua Brasileira de Sinais, a qual atende em Palmas e, quando solicitada, desloca-se às cidades interiores. Além de única servidora para todo o estado, o Detran disse que o órgão utiliza-se do aplicativo ‘HandTalk’ para auxílio no atendimento em libras.

Contudo, de acordo com os assistidos da DPE-TO, o aplicativo não é suficiente para atendimento da demanda e a insuficiência da prestação do serviço perdura, inexistindo qualquer perspectiva de solução, prejudicando o andamento para obtenção de CNH pelas pessoas deficientes auditivas tocantinenses.

A ação foi protocolada na 1ª Vara da Fazenda e Registros Públicos de Palmas.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.