Tocantins

Energisa deixa três comunidades quilombolas no escuro por não fornecer energia elétrica

Energia é um 'serviço público de natureza essencial', afirma defensor público.

Por Redação
Comentários (0)

10/11/2022 15h34 - Atualizado há 1 ano
Energisa

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) oficiou a Energisa requerendo a instalação de energia elétrica em comunidades quilombolas localizados no município de Paranã, na região sudeste do estado.

Conforme o Núcleo Especializado de Questões Étnicas e Combate ao Racismo (Nucora), da DPE, a ausência de energia elétrica nas comunidades Claro, Prata e Ouro Fino foi constatada durante o “Defensoria Itinerante” realizado pela Instituição no dia 20 de outubro.

“Na oportunidade, foi possível identificar uma gama de elementos que somados resultam no cenário hodierno de vulnerabilidade social e jurídica vivenciado por essas comunidades”, destacou o núcleo.

Para o coordenador do Nucora, defensor público Arthur Luiz Pádua Marques, a implementação da política pública de fornecimento de energia elétrica está estritamente ligada à dignidade da pessoa humana.

“Constitui um serviço público de natureza essencial que garante um mínimo existencial às comunidades que são atravessadas por inúmeras vulnerabilidades”, apontou o Defensor Público.

O QUE DIZ A ENERGISA?

"Sobre a recomendação da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) para o atendimento ao direito de acesso à energia elétrica nas comunidades quilombolas do Tocantins, a Energisa informa que 11 das 15 famílias listadas no relatório do Nucora (Núcleo Especializado de Questões Étnicas e Combate ao Racismo) já são atendidas pelo fornecimento de energia, sendo sete da forma convencional e quatro por meio do sistema individual de geração de energia elétrica com fonte intermitente (SIGFI) do Programa Mais Luz para Amazônia. As outras quatro residências apontadas no relatório, a empresa esclarece que não possui registros de solicitação para a execução do serviço, passo essencial para a identificação e atendimento da necessidade. Assim como resposta já dada ao Nucora no dia 03 de outubro, a Energisa se coloca à disposição para atender e executar a melhor solução para estas famílias, tendo em vista as condições de cada localidade e seguindo as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), órgão que regula o setor.

No Tocantins, a Energisa atua em parceria com diversas entidades, buscando sempre desenvolver projetos quer vão garantir o desenvolvimento constante do Estado, assim como o projeto Energia para Crescer que, em parceria com o Sebrae-TO, leva desenvolvimento a comunidades quilombolas da região do Jalapão, entre elas a comunidade do Prata. A empresa reforça seu compromisso com o Estado, garantido energia de qualidade e de forma constante para todos os tocantinenses."

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.