Recomendação conjunta

Defensoria Pública quer isenções e cotas nos concursos de Palmas para reduzir desigualdades

Seguindo as leis existentes que especificam essas garantias.

Por Redação
Comentários (0)

03/05/2023 09h30 - Atualizado há 1 ano
Garantia de isenções e cotas em concursos de Palmas.

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) expediu uma recomendação à Prefeitura de Palmas para que sejam garantidas isenções de taxas de inscrição e cotas para grupos específicos em todos os editais de concursos públicos promovidos pelo município.

A recomendação é assinada conjuntamente pelo Núcleo Especializado de Questões Étnicas e Combate ao Racismo (Nucora) e o Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Palmas.

Isenções

Em relação às isenções, a Recomendação sugere que sejam contemplados candidatos que integrem família de baixa renda, nos termos do Decreto Federal nº 6.593/2008 e do Decreto Federal nº 11.016/2022; eleitores convocados e nomeados que tenham prestado serviço eleitoral [Lei Estadual nº 4.000/2022]; mulheres que tenham participado de programas de direcionamentos ao aleitamento materno [Lei Estadual nº 3.459/2019]; além de doadoras(es) voluntárias(es) de sangue [Lei Municipal nº 1.988/2013].

Cotas

Acerca das garantias de cotas, a Recomendação sugere a reserva de vagas a pessoas com necessidades especiais, no percentual entre 5% e 20% do total das vagas oferecidas nos concursos; e a candidatas(es) negras(os), no percentual entre 5% e 20% do total das vagas oferecidas, havendo, ainda, neste contexto, a necessidade de instituição de uma Comissão de Heteroidentificação.

Reduzindo desigualdades

Assinaram a Recomendação Conjunta nº 04/2023 o coordenador do Nucora, defensor público Arthur Luiz Pádua Marques, e o coordenador do Nuamac Palmas, defensor público Neuton Jardim dos Santos.

Para os Defensores Públicos, a concretização do que é recomendado está diretamente ligada à promoção da erradicação da pobreza e da marginalização, e redução das desigualdades sociais e regionais.

Direcionada à presidência da Comissão Especial Organizadora do Concurso Público para provimento de cargos e cadastro de reserva para o Quadro Geral, à Secretaria Municipal de Educação (Semed) e à Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Palmas, a Recomendação intenta a conquista destas garantias já para este certame, previsto para ocorrer ainda em 2023.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.