Tocantins

Mais de 1.000 pessoas visitaram as Dunas do Jalapão só durante o feriadão de Carnaval

Maior série histórica foi registrada em 2021.

Por Redação | AF Notícias
Comentários (0)

04/03/2022 10h08 - Atualizado há 2 anos
Dunas do Jalapão foram um dos destinos mais procurados por turistas durante o período de Carnaval

As Dunas do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) receberam pelo menos 1.074 visitas de pessoas que buscavam um lugar mais tranquilo para passar o feriadão de Carnaval.

Por causa da alta demanda, equipes do parque e também da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão intensificaram as atividades de controle da capacidade de carga e monitoramento do atrativo, recepcionando e orientando os visitantes sobre os procedimentos que devem ser adotados dentro da Unidade de Conservação (UC). 

Segundo a supervisora Rejane Nunes, "as visitas precisam ser agendadas, com a presença de um guia/condutor ambiental, e o visitante não pode portar bebidas alcoólicas, fumar e nem levar animais domésticos, salvo cão-guia", explica Rejane.

Ela também destacou que todos os visitantes precisam usar máscaras e manter distanciamento social, reforçando a importância ambiental e a fragilidade do atrativo.

As equipes também percorreram acampamentos nas praias do rio Novo para orientar visitantes em relação aos cuidados com fogueiras e resíduos sólidos. Fervedouros, trilhas e cachoeiras também foram monitorados para que os visitantes fossem orientados sobre as regras de visitação desses locais.

Visitação

No ano passado, o Parque Estadual do Jalapão (PEJ) bateu recorde de visitação, tendo as Dunas como um de seus atrativos. Foram 55.579 visitantes, maior número registrado desde 2012, quando começou a série histórica registrada pelo Instituo Naturatins, administrador do Parque.

A capacidade de carga, ou seja, a quantidade de pessoas permitidas em cada atrativo público por vez é normatizada pela Instrução Normativa 003/2021, e de acordo com a norma vigente, a capacidade de carga das Dunas é de 200 pessoas por dia. Além disso, a visitação só pode ocorrer das 7 às 11 horas e das 14 às 18 horas. 

Durante todos os dias do período de Carnaval foi grande a movimentação de visitantes no acesso às Dunas
Agente do Naturatins controla acesso de visitantes, que precisam fazer agendamentos

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.