Aproveite!

Gestora do HDT, Ebserh lança programa com mais de 200 bolsas para estudantes de graduação

Incentivo é de R$ 400 por mês durante um ano.

Por Redação 542
Comentários (0)

22/11/2022 12h11 - Atualizado há 1 ano
HDT em Araguaína

Com o objetivo de incentivar alunos de graduação a participarem do desenvolvimento de soluções inovadoras em saúde, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) está lançando a primeira edição de seu Programa de Iniciação Tecnológica (PIT).

Serão fomentados projetos inovadores de qualquer área do conhecimento que sejam realizados nos hospitais universitários federais vinculados à rede. O PIT concederá, inicialmente, 205 bolsas com duração de 12 meses, no valor de R$ 400 mensais por aluno.

De acordo com o diretor de Ensino, Pesquisa e Atenção à Saúde da Rede Ebserh, Giuseppe Gatto, o PIT visa estimular a participação de alunos de graduação em atividades de desenvolvimento, aperfeiçoamento ou estudo de viabilização de produtos, protótipos, processos, serviços ou sistemas nas unidades vinculadas à estatal.

“Esse programa se insere entre as principais ações de fortalecimento da área de pesquisa e inovação que visam compor a missão, os objetivos e os direcionadores estratégicos da Ebserh, além de contribuir para a promoção e fomento da ciência e tecnologia, especialmente no âmbito da saúde”, afirmou Gatto.

As bolsas serão distribuídas de forma igualitária aos 41 hospitais que compõem a Rede Ebserh e apoiarão o desenvolvimento de projetos ou encomendas tecnológicas na busca de soluções inovadoras para problemas de saúde enfrentados no cotidiano das unidades hospitalares. Os bolsistas serão orientados por um pesquisador experiente e atuante em sua respectiva área do conhecimento.

“O principal objetivo é o desenvolvimento pessoal e profissional, o envolvimento em conhecimentos, práticas e metodologias atrelados à criação e aprimoramento de processos próprios do saber científico e tecnológico, além das suas potencialidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Soma-se a isso a aprendizagem de técnicas e metodologias de pesquisa, o estímulo ao pensamento tecnológico e o desenvolvimento da criatividade, atributos que são resultados do contato direto com os problemas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico”, elencou Eduardo Coelho, coordenador de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde da Rede Ebserh.

Para a implementação das bolsas de iniciação tecnológica, os hospitais da Rede Ebserh, em parceria com as universidades, realizarão chamadas públicas para oferta das bolsas de fomento tecnológico e lançarão editais de seleção de projetos. Os interessados poderão submeter propostas de desenvolvimento tecnológico seguindo os critérios estabelecidos em edital.

O PIT é mais um produto da parceria firmada entre a Ebserh e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). No primeiro semestre de 2022, no âmbito dessa parceria, teve início o Programa de Iniciação Científica da Ebserh (PIC), que distribuiu 304 bolsas a alunos de graduação com projetos de pesquisa científica nos hospitais da Rede.

Tocantins

O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), situado em Araguaína, é o primeiro hospital universitário federal do estado, oferta atendimentos especializados em doenças infectoparasitárias e faz parte da Ebserh desde fevereiro de 2015.

Acesse o edital do HDT-UFT/Ebserh

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.