Em Palmas

Mais de 80 policiais civis fazem curso de aperfeiçoamento intelectual e operacional na Espol

Neste ano o curso já teve edições  em Araguaína e Gurupi.

Por Redação
Comentários (0)

28/08/2023 12h14 - Atualizado há 7 meses
Evento Integra PC em Palmas.

Mais de 80 policiais civis de todas as regionais do Estado serão qualificados na primeira etapa do Integra PC, em Palmas. O curso foi aberto pela Escola Superior de Polícia (Espol) nesta segunda-feira (28/8), em cerimônia realizada na sede do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Tocantins (Sinpol), e segue até a próxima sexta-feira, 1º, visando o aperfeiçoamento intelectual e operacional dos servidores. 

Ao declarar aberto oficialmente o curso, a diretora da Espol, Heloísa Godinho, destacou a importância do policial civil na sociedade. “Nós policiais civis estamos dentro de um seleto grupo de profissionais que dedicam sua vida para cuidar de outras pessoas. Nesse sentido, a Espol será sempre o templo de qualificação dos profissionais da segurança pública do Tocantins, formando policiais para prestar serviço de qualidade para a sociedade”, destacou.

O secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, destacou que o objetivo maior do curso é integrar os profissionais que compõem a Polícia Civil. “Percebia-se que no passado os policiais ficavam cada um na sua regional e não se conheciam. O Integra vem para isso, para promover o relacionamento interpessoal e proporcionar essa integração, fortalecendo a instituição”, destacou.

O Integra abrange profissionais de todo o Estado e é importante que haja essa integração para atuarmos juntos nas diversas operações que surgem ou somos inseridos a nível nacional. É importante essa busca pelo conhecimento, pois o tempo todo estamos aprendendo e essa troca enriquece ainda mais o trabalho do policial”, ressaltou a superintendente de Segurança Integrada, Maria de Fátima Holanda. 

O corregedor-geral da Polícia Civil, Wanderson Chaves de Queiroz, chamou atenção para o constante aprendizado proporcionado pela Espol. “É muito interessante a forma como a Espol conduz os cursos, porque ora somos professores, ora estamos sendo qualificados e assim a nossa polícia vai se qualificando e aperfeiçoando”, frisou.

O presidente do Sinpol Ubiratan Rebello elogiou o novo formato de capacitação adotado pela Espol. “Ainda quando academia itinerante, os nossos policiais se reuniam dentro da própria regional. No novo modelo, o Integra PC, vemos o que o nome efetivamente diz: integração. Hoje nós temos policiais do Bico do Papagaio, da região sudeste, de todos os cantos do Tocantins, numa verdadeira integração”, pontuou.

A abertura contou ainda com as presenças do delegado-geral da Polícia Civil do Tocantins, Claudemir Luiz Ferreira; do presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil do Tocantins (Sindepol), Bruno Azevedo; do Sindicato dos Peritos Oficiais do Tocantins (Sindiperito), Sílvio Jaca; e do deputado estadual Moisemar Marinho. 

Com o tema “Integração”, o delegado Ricardo Real, titular da 1ª Delegacia de Atendimento à Vulneráveis, ministrou a primeira aula do curso em Palmas.

Curso

O curso Integra PC acontece de forma presencial, com carga horária de 44 horas/aula, e à distância, com carga horária de 26 horas/aula, totalizando 70 horas/aula.

Ao final do curso, os alunos que cumprirem todas as cláusulas exigidas e que detiverem média maior ou igual a 70% farão jus ao certificado de conclusão do curso, expedido pela Espol.

Neste ano o Integra PC já teve edições  em Gurupi, no período de 19 a 23 de junho, e em Araguaína, de 14 a 18 de agosto.

Em Palmas, o aperfeiçoamento acontece em duas etapas: a primeira de 28 de agosto a 1º de setembro, e a segunda, destinada exclusivamente à Polícia Científica, no período de 11 a 15 de setembro.

Ao final serão 260 policiais civis aperfeiçoados em todo o Estado, sendo 200 profissionais da Polícia Civil e 60 da Polícia Científica.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.