Ideologia de gênero

Educação do Tocantins abordará ideologia de gênero e 'experiências corporais'

O documento foi elaborado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).

Por Redação 3.052
Comentários (0)

13/02/2019 15h30 - Atualizado há 5 anos
Movimento contrários à ideologia de gênero criticam resolução do CEE - Tocantins

A polêmica ideologia de gênero está presente no novo Documento Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Tocantins aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) através da Resolução nº 235, de 30 de novembro de 2018, que já está em vigor.

Apesar de o documento ter sido aprovado ainda no ano passado, a resolução só foi divulgado na última segunda-feira (11 de fevereiro) no Diário Oficial nº 5.297, e vale para todo o território tocantinense. O documento é assinado por Evandro Borges Arantes, presidente do CEE.

O Conselho cita que o documento é fruto da “necessidade da implantação de um documento curricular próprio e com a identidade tocantinense”, construído a partir dos subsídios da legislação nacional e da Constituição Federal, em seu artigo 210, preconizando a necessidade de se estabelecer “conteúdos mínimos para o Ensino Fundamental, de maneira que assegure a formação básica comum”.

No capítulo que trata sobre a Educação Infantil (Capítulo V), cujo ensino é voltado para crianças de 0 a 5 anos e 11 meses de idade, o documento diz que a proposta curricular será desenvolvida considerando-se as "experiências cotidianas".

Conforme o documento, nessa diretriz, os educadores devem abordar as "experiências corporais" que são "prioritárias e fundamentais para as crianças", identificando que o corpo e o pensamento estão estreitamente relacionados na infância.

Do mesmo modo, a abordagem não deve se limitar somente às características físicas e biológicas, mas também "marcas do pertencimento social que ecoam em quem se são, e nas experiências pessoais, em relação ao gênero, à etnia, à classe, à religião e à sexualidade".

Conforme o Conselho de Educação, esse documento curricular vai direcionar a elaboração das propostas pedagógicas para a Educação Infantil em todo o Estado, e a sua efetividade se dará em regime de colaboração com as redes municipal, privada e estadual.

O conselho também diz que o documento “reconhece a criança como um sujeito histórico e de direitos", que, nas interações, relações e práticas cotidianas as quais vivencia, "constrói sua identidade pessoal e coletiva”, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade.

Já na parte final do documento, o artigo 72 diz que o Conselho Estadual de Educação elaborará "normas específicas sobre informática, orientação sexual e identidade de gênero", em regime de colaboração com os Sistemas Municipais de Ensino.

O assunto já tem gerado polêmica. Em Araguaína, onde a proposta da ideologia de gênero foi rejeitada, vereadores já criticaram a abordagem na educação infantil. Em Gurupi, os parlamentares pediram a revogação do documento curricular. O Conselho Estadual de Educação ainda não se manifestou.

NOTA DA SEDUC

"A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) informa que no  sistema estadual de ensino não existe qualquer discussão, ou mesmo intenção, de implantar temáticas como orientação sexual e identidade de gênero no currículo escolar. Ainda, esclarece que o teor da Resolução nº 235, de 30 de novembro de 2018, deve ser tratado no âmbito do Conselho Estadual de Educação."

Documento do Conselho Estadual de Educação

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.