Novidade do Fundeb

Educação do Tocantins receberá bônus de R$ 9 milhões por ter cumprido metas fixadas pelo MEC

Recurso será aplicado na manutenção e no desenvolvimento do ensino.

Por Redação 1.824
Comentários (0)

02/03/2023 11h40 - Atualizado há 1 ano
O recurso será repassado pelo Governo Federal para a Educação do Estado

A Secretaria da Educação do Tocantins (Seduc) vai receber bonificação no valor estimado de R$ 9 milhões por ter alcançado metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Esse montante será repassado ao Estado em 12 parcelas a serem aplicadas na manutenção e no desenvolvimento do ensino, por o Estado ter cumprido com as condicionalidades previstas na Lei 14.113/2020, referente ao Valor Aluno Ano por Resultado (Vaar).

Essa complementação pelo Valor Aluno Ano por Resultados é uma novidade do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para o ano de 2023.

Entre as ações desenvolvidas destacam o estabelecimento de critérios técnicos para o provimento do cargo de gestor escolar; avaliação de estudantes periodicamente por meio dos exames do sistema nacional de avaliação da educação básica.

Também é considerada a redução das desigualdades educacionais socioeconômicas e raciais; o regime de colaboração entre estados e municípios; e a construção do Documento Curricular do Território do Tocantins, com referência na Base Nacional Comum Curricular.

Segundo o secretário de Estado da Educação, professor Fábio Vaz, esta conquista significa que a Educação do Tocantins está cumprindo seu compromisso com a população. “O cumprimento de metas educacionais é relevante para todos alcançarem os objetivos básicos da educação. Queremos continuar garantindo o desenvolvimento da aprendizagem dos nossos estudantes, progredindo em todos os campos, sobretudo no pedagógico, com o aparelhamento das escolas, no transporte escolar, bem como o investimento em tecnologia educacional”, destacou o gestor.

A superintendente de Finanças da Seduc, Morgana Nunes, explicou que o Vaar também alcança as redes municipais de educação. “O Estado atendeu às condicionalidades estabelecidas, e isso habilitou todos os municípios tocantinenses a receberem também o recurso Vaar, por meio da Lei do ICMS-educacional”, destacou a superintendente.

Com o atendimento dos critérios de condicionalidades do Vaar, o Estado estabeleceu o regime de colaboração com os municípios, que também devem cumprir as condicionalidades, apresentando melhoria dos indicadores educacionais.

No Tocantins, os critérios de distribuição que alteraram o Índice de Participação dos Municípios (IPM) estão previstos no decreto 6.554, de 29 de dezembro de 2022, sendo que o ICMS-educacional do Tocantins foi fixado em 10%, conforme Medida Provisória nº 23, de 23 de agosto de 2022.  

Para a definição dos quesitos que serão levados em conta para a destinação dos recursos, foram realizadas audiências e estudos que reuniram gestores, prefeitos e Ministério Público. E o resultado dessas ações teve a anuência do Conselho de Educação. Para o secretário da Educação do Tocantins, Fábio Vaz, essa é uma forma de potencializar a educação do Estado.

Ao todo, são 8 quesitos e 13 indicadores que compõem o percentual de 10% referente ao ICMS-educacional, relativos à composição do Índice de Participação dos Municípios (IPM), conforme estabelece o artigo 5º do Decreto nº 6.554, de 29 de dezembro de 2022, do Governo do Tocantins.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.