Tocantins

Educação inicia aulas 100% presenciais e prepara projeto para recompor aprendizado

Início do ano letivo foi marcado por solenidade realizada na da escola Elizângela Glória Cardoso.

Por Redação
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14/02/2022 15h16 - Atualizado há 2 anos
Estudante em sala de aula

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou, nesta segunda (14), as atividades educacionais 100% presenciais referentes ao ano letivo de 2022 na rede estadual de ensino.

Com o tema ‘Recomeçar’, a solenidade foi realizada na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube – TV Seduc Tocantins. O estado já vinha discutindo as medidas que devem ser seguidas nesse período. 

Durante a abertura das atividades, o secretário Fábio Vaz destacou que o retorno das atividades presenciais deve considerar dois pontos principais. “Não podíamos mais adiar o início das atividades presenciais, mas para isso todos nós que fazemos a educação tocantinense – profissionais e alunos - precisamos seguir todas as medidas de biossegurança, assim como colocar em prática o Projeto de Recomposição das Aprendizagens [Recomeçar]”, ressaltou. 

As medidas de biossegurança foram discutidas na última sexta-feira (11) em uma live. Na ocasião, foi chamada atenção para importância de que todos estejam em sintonia com relação ao monitoramento das normas de biossegurança. Foram apresentados cinco eixos que devem ser considerados nesse sentido: Estrutura e qualificação dos trabalhadores; saúde e segurança dos trabalhadores; vigilância em saúde; gestão das condições e relações de trabalho e gestão da informação dos alunos e trabalhadores da unidade de ensino. As unidades de ensino também receberam documento orientador com as medidas que devem ser seguidas. 

Uma das preocupações neste período de retorno das atividades presenciais é que os estudantes possam repor suas aprendizagens referentes ao período em que estão distantes da sala de aula, em função da pandemia da Covid-19. Nesse sentido, a equipe pedagógica da Seduc desenvolveu o Programa de Recomposição das Aprendizagens (Recomeçar), que será desenvolvido em todas as escolas da rede estadual de ensino neste primeiro semestre. 

Titular da Seduc, Fábio Vaz

Recomeçar

O Programa será realizado de forma sistemática em todas as escolas da rede estadual de ensino durante o primeiro semestre letivo, com formações, avaliações e reflexões sistemáticas sobre todas as fases. O objetivo do Recomeçar é adequar as habilidades e as competências dos estudantes ao ano ou série em que ele está matriculado por meio de quatro eixos de trabalho: diagnóstico das aprendizagens dos estudantes durante o período de pandemia; recomposição da alfabetização e letramento matemático, com atividades em sala de aula; avaliações contínuas e monitoramento; e, por fim, a avaliação de saída que será aplicada no final do processo.

Rede estadual de ensino 

O Tocantins conta com 496 unidades de ensino e mais de 143 mil estudantes matriculados, sendo atendidos nas modalidades diversificadas, que são ofertadas pelas escolas. “A energia de cada estudante, de cada profissional da educação, juntos, tomando os cuidados necessários, tornaram possível iniciarmos nossas atividades presenciais. Atualmente, temos apenas sete municípios que estão com alguma restrição em relação às atividades presenciais, mas que também já trabalham para isso”, destacou Fábio Vaz. 

A diretora Regional de Educação de Palmas, Maristélia Alves dos Santos, falando em nome dos 13 Diretores Regionais, destacou que 2022 é um grande ano para a educação tocantinense. "Trabalhar com a educação é trabalhar com sonhos, é criar mecanismos para que os projetos de vida se concretizem e para que os estudantes sejam parte de todas as decisões das nossas escolas. Os nossos jovens estavam ansiosos por esse retorno e 2022 será um grande sucesso", ponderou. 

Homenagem

Durante a solenidade, também foram homenageados os estudantes finalistas do Programa Jovem Embaixador 2021: Wendy Ketly Rodrigues Feitosa, da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, de Palmas - (finalista); Jhúlia Souto Barbosa, do Instituto Federal do Tocantins, de Paraíso do Tocantins - (finalista); Naiara de Souza Ferreira, do Colégio Militar do Estado do Tocantins, de Porto Nacional; Gustavo Brito de França, do Colégio Estadual Justino de Almeida, de Taguatinga - (campeão). 

Gustavo Brito de França, 17 anos, estudante da 3ª série, desde os 13 atua em sua comunidade junto com sua mãe, Solange Pereira de Brito, em um projeto que trabalham com aulas de reforço para crianças de até 12 anos.

Desde a segunda fase do ensino fundamental começou a estudar inglês na escola. Com a pandemia, intensificou seus estudos e conseguiu aprender o novo idioma.

“Com esforço e dedicação, consegui ser o Jovem Embaixador, um caminho que quase todos podem percorrer. E fica o convite para todos procurarem viver essa experiência. O programa também abre muitas oportunidades, hoje atuo na agência da Caixa Econômica, graças a essa experiência”, apontou. 

Celebração

A estudante Geovana Bento Everton, 17 anos, da 3ª série do ensino médio e presidente do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso sonha em cursar Medicina. Para ela, o retorno das atividades presenciais vai reforçar o seu processo de aprendizagem. 

"Muita felicidade em voltar para sala de aula, esta escola é maravilhosa. As aulas não presenciais dificultam a aprendizagem e o foco. Nas aulas presenciais conseguimos nos desenvolver melhor", comemorou. 

O estudante Gilberto Dalat Oliveira, 1ª série do ensino médio, foi de Paraíso do Tocantins para Palmas, onde ingressou na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso. Para ele, poder iniciar o ensino no modelo presencial é uma grande conquista. "São dois pontos importantes: a interação entre os colegas e uma melhor aprendizagem. O conhecimento que adquirimos em sala de aula nos faz muito mais autônomos, do que quando estamos em casa", apontou. 

Para Carlos Eduardo Simões Óscar, 17 anos, da 1ª série, que está ingressando na rede estadual de ensino este ano, o retorno das atividades presenciais marca um importante momento de recomeço.

"Um momento para os jovens se reconectarem com as pessoas e com eles mesmos. Neste período de pandemia, vivemos um isolamento e esse retorno representa uma oportunidade de renovarmos as nossas esperanças. Um sinal de que as coisas começam a melhorar e podemos, por meio da educação, ir atrás dos nossos sonhos", apontou. 

Carlos Eduardo Simões Óscar
Gilberto Dalat Oliveira
Geovana Bento Everton

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