Tocantins

Educação oferece EJA em 136 escolas para quem não estudou na idade certa; saiba onde

Para estudar na modalidade EJA é preciso ter idade a partir dos 15 anos.

Por Redação 2.605
Comentários (0)

12/08/2023 09h18 - Atualizado há 8 meses
Os interessados devem procurar as sedes das unidades que ofertam a Educação de Jovens e Adultos

Além do ensino regular, a Secretaria de Estado da Educação do Tocantins (Seduc) oferta a Educação de Jovens e Adultos (EJA) para quem não teve a oportunidade de cursar ou concluir seus estudos na idade ideal. A oferta ocorre em 136 unidades escolares em todo o Estado.

Com a Educação de Jovens e Adultos, aqueles que não tiveram acesso aos estudos ou continuidade na idade certa poderão cursar os ensinos fundamental e médio. O Tocantins garante as vagas na modalidade EJA, considerando as características peculiares dos estudantes, como interesses, condições de vida e de trabalho.

O público específico para ingresso nesse ensino são os jovens com idade mínima de 15 anos para o 2° segmento (Ensino fundamental séries finais) e 18 anos 3° segmento (Ensino Médio).

Conforme a diretora de Modalidades Educacionais, Rosângela Ribeiro de Sousa Leitão, os interessados podem procurar a unidade escolar, e havendo vaga no segmento desejado, se matricular de imediato.

Encceja

Vale ressaltar que, além do ensino presencial, os estudantes ainda têm a oportunidade de realizarem a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que ocorre uma vez por ano. Os candidatos realizam quatro provas e uma redação. Neste ano, o Encceja será realizado no dia 27 de agosto.

As provas são aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e a emissão do certificado de ensino fundamental e médio, no Tocantins, pela Seduc.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.