'Está atrasado'

Kátia Abreu será a 1ª mulher a presidir a Comissão de Relações Exteriores do Senado

Ela é a primeira mulher a presidir o colegiado.

Por Redação
Comentários (0)

23/02/2021 17h00 - Atualizado há 3 anos
Senadora Kátia Abreu

A senadora Kátia Abreu (PP-TO) foi eleita nesta terça-feira (23), por aclamação, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) para o biênio de 2021 a 2023. A parlamentar sublinhou a importância estratégica do colegiado e afirmou que trabalhará pela ampliação do comércio exterior brasileiro.

Kátia Abreu, que foi escolhida para liderar a CRE por meio de amplo acordo entre os partidos da Casa, agradeceu ao apoio dos colegas e da sua legenda, o PP. Ela é a primeira mulher a presidir o colegiado. O vice-presidente da comissão ainda não está definido.

A parlamentar apresentou dados que mostram que a participação do Brasil no comércio mundial reduziu de 2% para 1,3% de 2017 até hoje. “Nós tivemos uma grande regressão. O Brasil está atrasado na área do comércio internacional”, disse.

Para se ter uma ideia, o Brasil representa apenas 4% do que a China compra. Se nós não ampliarmos em nada essa participação e a China aumentar suas compras como pretende aumentar, nós vamos ter uma reforma da previdência a cada ano a mais do que nós arrecadamos hoje”, exemplificou.

A parlamentar também destacou o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, cuja negociação está paralisada. “Houve uma interrupção por conta de problemas políticos, mas nós vamos retomá-lo. Convoco todos os meus colegas do Senado Federal para que nós possamos, de Parlamento para Parlamento, negociar”, afirmou. “Todos só têm a ganhar com essa união”, completou.

APOIO

O ex-presidente da CRE de 2019 a 2021, Nelsinho Trad (PSD-MS), desejou boa sorte. “Que vossa excelência possa com esse seu empreendedorismo, com esse seu entusiasmo e com essa sua determinação peculiar à sua personalidade, dar realmente a velocidade de ação de que esta Comissão precisa”, afirmou.

Jaques Wagner (PT-BA) sublinhou a experiência da senadora na área do agronegócio. “A senhora tem uma forte relação com o mundo do agronegócio, que é um setor que nos coloca nos quatro cantos do mundo”. O senador Antonio Anastasia (PSD-MG), também a parabenizou. “Sou testemunha da sua luta, seu conhecimento e empenho em favor dos temas nacionais aqui na comissão”, disse.

O senador Espiridião Amin (PP-SC) destacou o trabalho que Kátia Abreu já vinha fazendo na CRE. “Mesmo não sendo diretamente ligada ao assunto, a sua participação tanto na apreciação dos embaixadores quanto na questão da defesa nacional sempre foi muito expressiva”, disse.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.