Feira agropecuária

Faet afirma que a Expoara 2023 reforça o momento de retomada do otimismo no agronegócio

'O agro só avança quando a política partidária não atrapalha', disse presidente do Sindicato Rural.

Por Redação
Comentários (0)

05/06/2023 16h51 - Atualizado há 10 meses
Autoridades presentes

A 55ª Exposição Agropecuária de Araguaína promete ser a “Expoara das Expoaras”. O evento tem expectativa de movimentação financeira na ordem de R$ 200 milhões e o número de visitantes deve chegar a 150 mil pessoas nos dias de feira.  

“Nós já sabemos da força de Araguaína no agro e da influência que o sindicato daqui exerce nos municípios da região. Por isso, com as parcerias, não temos dúvida de que a Expoara será um sucesso e o Sindicato Rural de Araguaína (SRA) está de parabéns pela organização da exposição”, disse Paulo Carneiro, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (FAET). 

Durante a abertura do evento, o clima de otimismo dominou os pronunciamentos das autoridades presentes. Para Wagner Borges, presidente do SRA, a “Expoara das expoaras é uma prova de que o agro só avança quando a política partidária não atrapalha.” 

O governador em exercício, Laurez Moreira, destacou o empenho do estado em fortalecer o setor e estimular os investimentos. “Reduzimos impostos, estamos recuperando as estradas e garantindo segurança no campo. Aqui não vamos aceitar invasões”, destacou.  

O agro é responsável pelo crescimento da economia brasileira acima das expectativas no primeiro semestre de 2023. Para o secretário estadual da Agricultura, Jaime Café, “isso é resultado da união de esforços”. 

Para o diretor-superintendente do Sebrae Tocantins, Rérisson Castro, a Expoara é exemplo do que o agro é capaz de fazer, mas ele tem consciência de que “o sucesso do agronegócio no Tocantins está só no começo, ainda temos muito espaço para crescer”.

RESPEITO 

Em seu pronunciamento, o presidente Paulo Carneiro fez questão de destacar que o agro precisa ser entendido como setor que produz o alimento que chega à mesa das pessoas, independente do porte do produtor ou da atividade que ele desenvolve.  

“Produtor é todo aquele que trabalha debaixo de chuva ou sol, diariamente, independentemente de ser pequeno, médio ou grande, por isso a sociedade precisa respeitar esse produtor e lembrar que é ele que põe comida na nossa mesa, ela não nasce nas gôndolas dos supermercados”, afirmou.  

A atuação do Senar Tocantins também foi destacada pelo presidente do sistema FAET/Senar. Ele lembrou dos cursos e da assistência técnica que é realizada em Araguaína e região.  

Só este ano, o Senar já capacitou aproximadamente 200 trabalhadores rurais, e mais de 500 produtores rurais estão recebendo assistência técnica e gerencial do Senar em suas propriedades rurais.

A Expoara vai até o dia 12 de junho. Além das atrações artísticas e culturais, a feira tem exposição de animais, de veículos, máquinas, insumos e implementos agrícolas. A feira também tem torneio leiteiro e de laço, leilões e estandes de instituições bancárias.

Governador em exercício, Laurez Moreira
Expoara vai até o dia 12 de junho

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.