Paciente está isolado

Em boletim, Saúde não confirma nem descarta suspeita de coronavírus no Tocantins e aguarda exames

Os resultados dos primeiros exames serão apresentados no início da próxima semana. 

Por Redação 1.429
Comentários (0)

01/02/2020 18h57 - Atualizado há 4 anos
Paciente com suspeita de Coronavírus é um alemão

Ainda não é possível confirmar ou descartar a suspeita de coronavírus no Tocantins. A informação foi repassada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em um boletim informativo divulgado à imprensa por volta das 18h26 deste sábado (1º).

PACIENTE ALEMÃO

O paciente, oriundo de Frankfurt, na Alemanha, está sendo monitorado pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Tocantins (CIEVS) e apresenta condições clínicas estáveis, segundo o boletim. Ele está em uma ala isolada no Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN), de acordo com os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde. 

EXAMES NO TOCANTINS

A área técnica de Vigilância em Saúde e o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen) iniciaram os procedimentos técnicos para prosseguimento das apurações necessárias.

As amostras respiratórias foram utilizadas pelo Lacen para realização de exames para vírus respiratórios mais comuns, como Influenzas e Rhinovirus, cujos resultados serão apresentados ainda no início da próxima semana. 

LABORATÓRIO NACIONAL

Caso os exames preliminares descartem essas possibilidades, as amostras seguirão para o laboratório de referência nacional, definido pelo Ministério da Saúde (MS), para análise e consequente confirmação ou descarte do Coronavírus.

No caso do Tocantins, as amostras serão enviadas, caso necessário, para o laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ) e não há previsão para que a análise seja divulgada.

EM CASO DE CONFIRMAÇÃO DO CORONAVÍRUS

Na hipótese do quadro de saúde do paciente se agravar, ou da confirmação laboratorial para Coronavírus, o paciente será transferido para o Hospital Geral de Palmas (HGP), que foi relacionado pelo Ministério da Saúde como a unidade de alta complexidade de referência no Tocantins para estes casos.

No hospital, 17 leitos já foram separados, destes, 14 são direcionados para internação e outros três para cuidados semi-intensivos, com devido isolamento requerido para estes casos. 

POPULAÇÃO DEVE EVITAR FAKE NEWS

A Secretaria da Saúde pediu que a população tocantinense consulte os canais oficiais de informação para evitar mensagens falsas que criam alarde e ressaltou que o caso está sendo conduzido com seriedade e segurança por parte de toda equipe técnica.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.