Saúde pública

Em vídeo, moradora se revolta com gestão Dimas ao buscar atendimento em UBS superlotada

Moradores dizem que UBS de outro setor não consegue atender demanda maior.

Por Redação 1.243
Comentários (0)

29/10/2020 11h21 - Atualizado há 3 anos
UBS da Vila Aliança

Moradores do setor Alto Bonito, em Araguaína, precisam se deslocar até a Unidade Básica de Saúde da Vila Aliança em busca de atendimento médico depois que a UBS do setor passou a atender somente casos suspeitos de covid-19.

Além da distância, outro problema ocasionado pela mudança, segundo a dona de casa Nailma dos Santos, é que a capacidade de atendimento da UBS da Vila Aliança continua limitada mesmo com o aumento da demanda.

Segundo os moradores, são distribuídas apenas 13 senhas para vacinação durante o período da tarde. Com isso, muitas mães de recém-nascidos precisam chegar cedo para garantir a imunização do bebê e esperam horas do lado de fora.

Mãe de um bebê de 2 meses, Nailma disse que ficou do lado de fora da UBS por cerca de uma hora aguardando a distribuição de senhas.

"O postinho do meu setor, o Alto Bonito, fica quase no fundo do meu quintal e eu precisei vir até aqui vacinar meu filho. Como são distribuídas poucas senhas, a gente precisa chegar cedo. O mais revoltante é que não tem uma tenda onde os moradores possam esperar. Muitas mães com bebês, como eu, idosos, crianças e pessoas doentes estão esperando na rua, no meio do sol quente. Sombra só das residências nas proximidades", desabafou.

Mesmo após o recebimento das senhas, os usuários continuam esperando pelo atendimento do lado de fora da UBS, pois a unidade é pequena.

"Eu fiz uma cesariana, estou de resguardo há dois meses e estou com um bebê recém-nascido. Lá [na UBS] não tem distanciamento seguro e, por isso, a maioria das pessoas espera do lado de fora para ser atendida. É um absurdo", criticou.

Um vídeo que circula nas redes sociais gravado em frente à UBS da Vila Aliança mostra várias pessoas do lado de fora da unidade.

CRÍTICA AO PREFEITO

A moradora também criticou duramente a gestão do atual prefeito. "Senhor Ronaldo Dimas, será se você não se sente com isso? Você está com 8 anos sendo prefeito e a saúde uma calamidade desse jeito. Será que você ainda tem coragem de pedir voto? Você tem 8 anos que está no poder. O povo de Araguaína precisa de saúde", desabafou.

VEJA O VÍDEO 

Vídeo

O QUE DIZ A PREFEITURA

A Prefeitura de Araguaína informou, em nota, que o funcionamento das UBS’s é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 e que o vídeo em frente à unidade na Vila Aliança foi gravado no período de almoço dos servidores.

A nota diz também que a distribuição de senhas é utilizada na unidade somente para organizar o fluxo de pessoas e otimizar o atendimento para consultas médicas e de enfermagem. “Todas as UBS’s, com exceção de duas referências para covid-19, seguem atendendo os usuários por consultas agendadas e por demanda espontânea nos casos de urgência”, garantiu a prefeitura.

Para o serviço de vacinação, a prefeitura disse que o atendimento segue o horário da unidade e é feito por ordem de chegada. Já para consulta geral, o agendamento é necessário pelo 0800 da Saúde (0800 641 2200), e para exames como Papanicolau e outros programas do Ministério da Saúde, o agendamento é realizado na recepção da UBS onde a pessoa deseja fazer a consulta.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.