Feira Agrotecnológica

Tecnologias sobre mandioca e fruticultura serão apresentadas pela Embrapa na Agrotins 2023

Pesquisadores Aristoteles Pires e Joselito da Silva vão ministrar palestras.

Por Redação
Comentários (0)

15/05/2023 08h51 - Atualizado há 11 meses
23ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins

Entre os dias 16 e 20 de maio, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária, participa da 23ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023), com o tema Compliance no Agro.

Compliance é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer. 

No Brasil, o agronegócio é um dos pioneiros na criação de uma medida oficial para incentivar as empresas a desenvolverem uma cultura efetiva de compliance. A oportunidade surgiu com a criação do selo Agro+Integridade, instituído pelo antigo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no final de 2017 para empresas que desenvolvem boas práticas de gestão de integridade, ética e sustentabilidade.

Os pesquisadores Aristoteles Pires de Matos e Joselito da Silva Motta serão os representantes da Embrapa Mandioca e Fruticultura presentes no evento, onde vão apresentar palestras. Matos vai falar sobre Produção Integrada de Frutas (no dia 16 às 16h e no dia 17 às 11h) enquanto Motta ministra, em três dias do evento, palestras sobre a versatilidade de uso da mandioca na alimentação humana e animal e, também, realizar oficinas de tapiocas coloridas preparadas com ingredientes naturais.

Tecnologias divulgadas pela Embrapa Mandioca e Fruticultura na Agrotins:

Reniva – A “Rede de multiplicação e transferência de materiais propagativos de mandioca com qualidade genética e fitossanitária” é uma estratégia para promover efetivo ganho de qualidade e produtividade no sistema de produção da mandioca, ao promover maior sustentabilidade e competitividade para esta cultura e disponibilizar manivas (material propagativo) em quantidade suficiente e nos períodos de maiores demandas, em função das melhores épocas de plantio.

Produção Integrada de Frutas – A fruticultura vem gradativamente constituindo atividade de grande importância no Estado do Tocantins, com destaque para perímetros irrigados dos projetos Formoso, São João e Manuel Alves, onde se destacam abacaxi, banana, manga e maracujá. A qualidade dos frutos é fator fundamental no processo produtivo uma vez que o consumidor mundial, e o brasileiro em especial, está cada vez mais exigente. A Produção Integrada representa um conjunto de técnicas voltadas à produção de alimentos de alta qualidade, utilizando técnicas de manejo das culturas que assegurem a manutenção dos mecanismos de regulação natural da cultura e das pragas.  Este sistema de produção emprega tecnologias que permitem boas práticas agrícolas, alimentos livres de resíduos de agrotóxicos e proteção do meio ambiente. É um sistema de produção baseado na sustentabilidade, monitoramento e rastreabilidade de todo o processo, favorecendo o aumento de competitividade das empresas rurais e produtores e a redução de custos.

Processamento dos derivados da mandioca e dinâmicas sobre o beneficiamento da mandioca e suas utilizações – Os múltiplos produtos e subprodutos derivados da mandioca, bem como o seu potencial de transformação em itens alimentares, industriais, cosméticos, farmacêuticos, siderúrgicos, entre outros, contribuíram para aumentar o interesse pela planta nos últimos anos. Diferentes técnicas de produção de tipos de farinha, polvilho, goma e beiju podem resultar em produtos de melhor qualidade para o consumo. As orientações a serem apresentadas estão de acordo com as exigências de normas e de legislação vigente no país sobre a segurança dos alimentos.

Beijus coloridos – O beiju ou tapioca, iguaria produzida com goma ou polvilho de mandioca, é muito apreciada, principalmente no Nordeste do País. Tradicionalmente brancos, os beijus ganham novas cores e novos cheiros, sabores e nutrientes quando a água utilizada em sua fabricação é substituída pela polpa de frutas ou extrato de hortaliças.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.