Crime ambiental

Dejetos de banheiros químicos teriam sido jogados no rio Araguaia após carnaval, denuncia morador

O descarte incorreto é crime ambiental, além de contribuir para a proliferação de diversas doenças.

Por Márcia Costa 3.227
Comentários (0)

27/02/2020 08h36 - Atualizado há 4 anos
Banheiros usados na festa

Dejetos de banheiros químicos teriam sido jogados no Rio Araguaia em plena luz do dia após as festividades carnavalescas em Xambioá, no norte do Tocantins. A denúncia foi feita por um morador da cidade que teria flagrado o crime ambiental.

Os vídeos mostram funcionários da empresa contratada pela Prefeitura realizando a limpeza manual dos banheiros provisórios em um local que fica a poucos metros de distância do rio.

As imagens também mostram funcionários usando baldes para esvaziar os dejetos. Durante o trabalho, um funcionário entra na mata que dá acesso ao rio.

Em nota ao AF Notícias, a Prefeitura de Xambioá disse que já tomou as providências e abrirá um processo administrativo para apurar a denúncia.

PROCEDIMENTO CORRETO

Para realizar o descarte correto dos dejetos sanitários acumulados nos banheiros químicos, um caminhão com uma bomba sucção deveria aspirar os detritos e depois transportá-los para estações de tratamentos de esgoto.

O descarte incorreto é crime ambiental, além de contribuir para a proliferação de diversas doenças parasitárias e infecciosas e a degradação d’ água.

NOTA NA ÍNTEGRA

“A Prefeitura Municipal de Xambioá tão logo recebeu a informação referente à limpeza indevida dos banheiros químicos realizada pela empresa licitada para fazer a limpeza, recolhimento e descarte de lixo e dos dejetos durante o carnaval, determinou providências enérgicas.

Nesta quinta-feira, 27, a Secretária  Municipal de Meio Ambiente de Xambioá, Marivalda Martins Borges, notificará os responsáveis determinando a limpeza adequada da área visando minimizar os danos ambientais.

A empresa poderá ainda ser autuada, conforme prevê a legislação vigente por crime ambiental, e também será aberto um processo administrativo no âmbito da Administração.

Ainda nesta quinta-feira, 27, será registrado um boletim de ocorrência na Polícia Civil e o caso será levado ao conhecimento do Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins).

A secretaria de Meio Ambiente e Turismo fará, também, a análise da água para assegurar a segurança de banhistas, pescadores e ribeirinhos, sem prejuízo de outras medidas necessárias para assegurar a boa saúde pública de todos os xambioenses”.

Veja os vídeos

Vídeo

 

Vídeo

 

Momento em que os dejetos eram despejados

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.