Reunião

Empresários de Palmas vão elaborar plano para reabertura do comércio em geral, diz prefeitura

A crise pode deixar mais de 32 mil pessoas desempregadas na Capital.  

Por Redação 4.809
Comentários (0)

26/03/2020 18h04 - Atualizado há 4 anos
Reunião entre empresários e prefeita de Palmas

A prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro (PSDB) se reuniu com representantes de várias instituições empresariais, na tarde desta quinta-feira (26), para avaliar as medidas tomadas contra o novo coronavírus e discutir a possibilidade de reabertura do comércio. A capital possui 7 casos confirmados da doença.

Uma pesquisa realizada pela CDL Palmas aponta que mais da metade das empresas (56,5%) não tem condições financeiras de realizar o pagamento dos funcionários neste mês. Além disso, a crise pode deixar mais de 32 mil pessoas desempregadas na Capital.  

Na reunião, os empresários e a gestão municipal discutiram a atual situação da cidade, o cenário econômico e a preocupação com o aumento de casos da doença.

Os empresários concordam com as medidas mais duras de isolamento social, porém, manifestaram grande preocupação quanto aos impactos econômicos e o que essas medidas podem acarretar para todo o município.

Após ouvir as manifestações, a prefeita recomendou a construção de um documento com as propostas de um plano de retorno das atividades do comércio em geral, bem como das indústrias e de todos os segmentos impactados.

“A responsabilidade agora não é somente nossa. Acredito no bom senso e critério de cada um deles para que as medidas sejam as melhores possíveis, apesar desse momento tão difícil que estamos vivendo”, comentou Cinthia Ribeiro.

O documento deve ser encaminhado à Prefeitura de Palmas até sexta-feira (27), para que, por meio do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) e Comitê de Crise, sejam elaboradas as próximas medidas para uma possível alteração do Decreto Municipal nº 1.862, de 22 de março.

Presentes

Estavam na reunião os empresários Fabiano do Vale – Federação das Associações Comerciais do Estado do Tocantins (Faciet); Ana Paula Nogueira – Associação Brasileira de Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); Juliano Meurer – Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Tocantins (Acomac-TO);  Bartolomé Garcia – Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Tocantins (Sinduscon/TO); Maria de Fátima de Jesus – ATOS; Silvan Portilho – Câmara de Dirigentes Logistas (CDL – Palmas); Roger Gomes – RGomes Engenharia; Joel Miele – Construtora Miele.

Por parte do Município de Palmas participaram os secretários de Finanças, Rogério Ramos; de Infraestrutura, Antonio Trabulsi; de Planejamento e Desenvolvimento Humano, Thiago Marconi, de Saúde, Daniel Borini, a chefe de gabinete da prefeita, Mila Jaber,  e o procurador geral, Mauro Ribas.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.