Queda na participação

Enem 2021 terá baixa participação no Tocantins, um dos menores números da história

Provas serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro.

Por Joselita Matos | Conteúdo AF Notícias
Comentários (0)

19/11/2021 11h27 - Atualizado há 2 anos
No Tocantins serão 28.603 estudantes que farão o exame.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 serão realizadas nestes dois próximos  domingos, 21 e 28 de novembro. No Tocantins serão apenas 28.603 estudantes que farão o exame, um número bem menor do que o registrado em 2020 que foi de 46 mil participantes. Este é um dos menores números de candidatos da história da prova no estado. 

Este é o segundo ano consecutivo de queda brusca no número de inscritos do Enem no Tocantins. Em 2019 tinham sido 59 mil alunos tentando uma vaga em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

Nesta semana, o INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que organiza as provas, divulgou o número de inscritos por município. Palmas terá o maior número de estudantes fazendo a prova, um total de 8.424. Logo em seguida vem Araguaína com 4.761; Gurupi terá 1.893 estudantes; 1.647 em Porto Nacional; e 1.280 em Paraíso do Tocantins.

ITENS OBRIGATÓRIOS NO ENEM

Entre os itens obrigatórios, além de documento de identidade oficial com foto (não serão aceitos documentos digitais) e caneta transparente e esferográfica de tinta preta, os candidatos devem estar com máscara de proteção facial, cobrindo nariz e boca. Aqueles que estiverem sem a máscara não poderão ingressar no local de prova. As regras são as mesmas tanto para a edição impressa quanto a digital.   

O Inep também recomenda ao estudante levar o Cartão de Confirmação da Inscrição. O documento, no qual constam informações como o local de prova, pode ser acessado pela Página do Participante

ITENS PROIBIDOS  

Os candidatos não podem portar dispositivos eletrônicos, como celular, smartphone, tablet, wearable tech, máquina calculadora, agendas eletrônicas, gravador, pen drive, mp3, alarme, chave com alarme e similares. Fones de ouvidos também estão proibidos.  

Também é expressamente proibida a permanência no local de exame com óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares; caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações; protetor auricular, relógio de qualquer tipo.  

Caso os candidatos levem qualquer um desses objetos, estes serão colocados dentro de um envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador e lacrado. 

ENEM 2021

No total, 3.109.762 candidatos farão a prova, o menor número desde 2005. Isso porque o governo federal havia proibido a gratuidade do exame para aqueles que se inscreveram na condição de isenção de taxa, mas não compareceram na edição anterior.   

As provas serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, já as provas serão distribuídas às 13h30 (horário de Brasília) e o gabarito costuma ser divulgado três dias úteis após o último domingo de provas. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.