Educação

Escola cívico-militar dirigida pelo Corpo de Bombeiros é implantada em Porto, a 3ª no Tocantins

Unidade tem capacidade para atender 400 alunos.

Por Redação
Comentários (0)

17/12/2022 08h15 - Atualizado há 1 ano
Escola de Tempo Integral Francisco Pinheiro de Lemos

Porto Nacional passa a ser a terceira cidade no Estado a contar com um modelo de educação Cívico-Militar dirigido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins.

Nesta sexta-feira (16), o Setor Porto Imperial, na zona urbana do município, recebeu oficialmente a estrutura da Escola de Tempo Integral Francisco Pinheiro de Lemos, com sua inauguração e a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a corporação e a Prefeitura.

A Escola de Tempo Integral ficou com as obras paralisadas por sete anos. Com a recente conclusão, o Corpo de Bombeiros Militar foi convidado a ofertar o modelo pedagógico já implantado na ETI Margarida Lemos Gonçalves,  em Palmas, e na Jardernir Jorge Frederico, em Araguaína.

"Essa também é a nossa forma de contribuir com a sociedade para formar e educar a juventude. Sempre tem algo que podemos fazer e, para nós, enquanto instituição militar, é de muita valia”, destacou o coronel Carlos Eduardo de Souza Farias, ao assinar o termo de cooperação técnica.

A estrutura em Porto Nacional tem capacidade para atender 400 alunos. As matrículas já foram abertas e estão em fase final de fechamento, com prioridade para crianças da região do Setor Porto Imperial. Contudo, a prefeitura prevê que estudantes de várias partes da cidade serão contemplados.

“É um sentimento de conquista para nós entregarmos esta escola numa região que necessita muito de uma estrutura como esta, de tempo integral, e isso vem a calhar com uma situação positiva, que é a parceria com o Corpo de Bombeiros, ofertando o modelo Cívico-Militar”, expôs o prefeito Ronivon Maciel. 

“Entendemos que a corporação é importante neste processo e, o comando-geral, de prontidão, fechou conosco esta parceria. Estamos confiantes que isso vai avançar ainda mais na educação em Porto Nacional”, completou Ronivon.

Em escolas anteriores, o Corpo de Bombeiros chegou depois, quando o Governo do Estado já ofertava um modelo educacional. Na ETI Francisco Lemos, o Corpo de Bombeiros Militar está no processo desde o começo e, assim, os estudantes vão chegar para as aulas sem passar pelas mudanças nas questões disciplinares, com uso de uniforme e o tratamento entre colegas, professores e instrutores, diferentes do que é oferecido no formato tradicional.

E mais: o modelo a ser ofertado é o de Colégio Esportivo, em que o foco é o desenvolvimento de atletas, por isso serão oferecidos treinamentos em algumas modalidades. 

Cerimônia de assinatura do termo de cooperação técnica
Escola onde será implantado o modelo cívico-militar

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.