Saúde

Governo diz possuir 156 leitos convencionais de UTI, mas só 47 aparecem no sistema

Estado diz possui 156 leitos de UTI, mas só 47 aparecem em portal.

Por Redação
Comentários (0)

12/07/2021 08h33 - Atualizado há 2 anos
Leitos de UTI No Hospital Geral de Palmas (HGP)

A Justiça determinou que o Estado do Tocantins disponibilize leitos de UTI  para condução pós-operatória de 12 pacientes que aguardam por procedimento cirúrgico no Hospital Geral de Palmas (HGP), bem como para todos que necessitarem do serviço. O prazo dado para cumprimento da decisão é de 10 dias.  

A determinação atende a uma Ação Civil Pública proposta em conjunto pelo Ministério Público do Tocantins e Defensoria Púbica do Estado.

Na ação, as instituições alegam que o Estado informa em ofício a existência de 156 leitos convencionais (não Covid). Destes, 145 no SUS e 11 leitos contratados da rede privada, no entanto, o número é conflitante com o indicado nos gráficos do Portal Integra Saúde, que apresenta somente 47 leitos - diferença de 109 leitos.

Pelo portal do Governo, há 17 leitos convencionais no Hospital Geral de Palmas (HGP), 10 no Hospital Regional de Gurupi (HRG) e 18 no Hospital Regional de Araguaína (HRA). 

Para o Ministério Público, a insuficiência de leitos é confirmada diante da espera de 12 pacientes internados no HGP, aguardando por cirurgia e com exigência de leitos de UTI para o pós-operatório.

Outras determinações

Na mesma sentença, a Justiça ainda fixou a obrigação do Estado de disponibilizar a regulação de no mínimo 134 leitos para internação prolongada (Unidade de Cuidado Intermediário e Unidade de  Terapia Intensiva), a fim de suprir toda a demanda ordinária.

O Governo também deverá atualizar as informações sobre tratativas de implantação de leitos de UTI na cidade de Paraíso do Tocantins, esclarecer sobre a regularidade do estoque de sedativos no HGP e acerca da falha do monitor do Hospital Regional de Araguaína.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.