Eleições OAB

Ester propõe Banco da Advocacia para financiar profissionais em início de carreira

Em Goiás e Santa Catarina existe o Sicoob Advocacia.

Por Redação
Comentários (0)

22/10/2021 15h31 - Atualizado há 2 anos
Ester e Aahrão de Deus Moraes

Criação do Banco Cooperado da Advocacia, administrado pela própria classe, que faça empréstimos para profissionais em início de carreira e em dificuldade financeira, com juros subsidiados e até dois anos de carência. Essa é uma das propostas da candidata de oposição na eleição da OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins), Ester Nogueira, líder da chapa Ordem na Casa.

Para Ester Nogueira, a gestão da OAB precisa ser centrada muito mais em ajudar os advogados e advogadas a gerarem e aumentarem a renda. “Hoje todo o questionamento gira em torno da nossa anuidade, quanto que o advogado paga. Isso, de certa forma, tem sua importância, é significante para quem está iniciando uma carreira como a nossa, mas precisamos mudar esse foco, mudar para quanto o advogado recebe, porque sabemos que o grande problema da advocacia hoje, principalmente para a jovem advocacia, é o da renda”, explica Ester, ao destacar que o debate não pode se centrar em anuidade que, dividida, fica em cerca de R$ 80 por mês.

Dentro dessa linha, o Banco da Advocacia tem potencial de ajudar os advogados e advogadas a se estruturarem para o mercado de trabalho, ajudando na abertura do primeiro escritório, ou mesmo na aquisição de equipamentos e materiais fundamentais para prestar o serviço com qualidade.

Conforme o candidato a diretor-tesoureiro da chapa, Aahrão de Deus Moraes, o Banco da Advocacia será uma cooperativa de crédito criada pelos membros da gestão da OAB Tocantins, sem buscar bancos de terceiros. “Vai ser um banco de cooperativa nosso, pois vamos emprestar dinheiro para esse advogado em situação de necessidade. Em especial para o jovem advogado, para que ele tenha condições de começar sua carreira, comprar seus instrumentos de trabalho e ter condições de pagar a anuidade da OAB sem qualquer problema”, salienta o candidato.

Especialista em Direito Agrário e Agronegócios, Aahrão Moraes sabe como o sistema cooperado ajuda no desenvolvimento do setor. Para ele, a ideia tem totais condições de funcionar a pleno também na advocacia. Em Goiás e Santa Catarina existe o Sicoob Advocacia.

A criação do Banco da Advocacia foi um dos temas da live organizada pela Ordem na Casa nesta semana para apresentar todos os componentes da chapa oposicionista (confira aqui a live).

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.