João Henrique

Estudante de Colinas ganha medalha de ouro na Olimpíada do Bicentenário da Independência

Cerca de 15 mil alunos de escolas públicas e particulares se inscreveram na olimpíada.

Por Redação 522
Comentários (0)

16/11/2022 16h54 - Atualizado há 1 ano
João Henrique Dantas

O estudante da 3ª série do ensino médio João Henrique Dantas Macedo, do Centro de Ensino Médio Castelo Branco, de Colinas, conquistou a medalha de ouro na categoria Sênior pelo Tocantins na Olimpíada do Bicentenário da Independência. Ele representará o estado na quarta e última etapa da competição, que acontecerá em Brasília, no dia 1º de dezembro.

Em 2022, é celebrado o bicentenário da Independência do Brasil. Como parte das comemorações deste bicentenário, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) teve a ideia de promover uma olimpíada estudantil totalmente aberta e gratuita.

Através de provas instigantes, o objetivo é provocar uma reflexão não só sobre a importância da Independência e seus desdobramentos históricos como contextualizar e traçar paralelos com a atualidade. Assim, as questões da olimpíada abrangem vários temas transversais: Literatura, Pintura, Matemática, História, Geografia, Geopolítica, Música, etc.

João Henrique contou que se inscreveu na competição incentivado pela mãe, que é sua professora de história, Jesmary Dantas Macêdo. O estudante relatou que, ao aceitar o desafio, se empenhou para dar o seu melhor.

“À medida que eu conseguia ir avançando de fases, me interessava mais ainda pelo conteúdo programático e me dediquei bastante às leituras específicas. Estou feliz e orgulhoso em poder representar o nosso estado e esperando ansiosamente pela última etapa”, destacou.

Cerca de 15 mil alunos de escolas públicas e particulares se inscreveram na Olimpíada do Bicentenário da Independência, realizada pelos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); Educação; Turismo (Secretaria Especial da Cultura) e pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). A Olimpíada também teve apoio dos Ministérios do Desenvolvimento Regional, Cidadania e Comunicações, além da Unesco.

Entenda

A Olimpíada da Independência foi dividida em quatro fases. As duas primeiras fases aconteceram com provas 100% online e na terceira etapa uma prova com questões objetivas foi aplicada com supervisão de professores oficialmente designados pela Coobinden.

A Olimpíada possui duas modalidades: júnior com quase 5 mil inscritos, e sênior com mais de 9 mil inscritos. Na quarta e última fase, que ocorrerá em Brasília, participarão os alunos campeões de cada estado, em suas respectivas categorias.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.