Resultados positivos

Estudantes de escola pública no Tocantins obtêm mais de 900 pontos na redação do Enem

Professorada rede estadual de ensino comemorou os resultados.

Por Redação 3.511
Comentários (0)

31/03/2021 09h16 - Atualizado há 3 anos
O estudante Gusthavo tirou 940 pontos na redação do Enem e quer ingressar no curso de direito da UFT

“O bom desempenho dos estudantes nos faz ver como o nosso trabalho valeu a pena, especialmente neste ano tão difícil”. A celebração é da professora de Língua Portuguesa e Redação, Rhoselly Xavier, do Centro de Ensino Médio Rui Brasil Cavalcante, de Miranorte, após saber a nota de alguns dos seus alunos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As notas foram divulgadas nessa segunda-feira (29).

De acordo com a professora, os primeiros estudantes a anunciarem os resultados à escola foram Gusthavo Gomes e Mykhaella Caponi. “O Gusthavo tirou 940 pontos e a Mykhaella, 980. Eles foram os primeiros alunos a trazer essa boa notícia, mas com certeza outros estudantes da nossa escola também alcançaram bons resultados. Esse é um motivo de muita alegria, especialmente por se tratar de um ano em que tivemos que nos adaptar no cenário da pandemia da Covid-19 e nos reinventamos no processo de ensino e aprendizagem”, comemorou. 

“Fiquei muito feliz com o meu resultado, e como a professora Rhoselly foi parte muito importante nessa conquista, por todos os ensinamentos e atividades que ela compartilhou, eu fiz questão de dividir o resultado com ela. Além disso, eu acredito que essa conquista também é fruto da minha organização; da prática – eu escrevia duas redações por semana. Também estudei sobre estrutura da redação e busquei construir um repertório que pudesse ser útil”, contou o estudante Gusthavo Gomes.

Sobre seu repertório, Gusthavo destacou, por exemplo, que fez duas citações que considera muito importantes, na prova de redação, que trouxe como tema: 'O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira'.

“Eu citei o poema ‘No meio do caminho’, de Carlos Drummond de Andrade, e a série ‘Os Treze Porquês’”, lembrou o estudante que tem 18 anos e participou da edição do Enem 2020 com o objetivo certo de ingressar no curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Para a professora, a conquista dos alunos é resultado de um trabalho processual que vem sendo desenvolvido na unidade de ensino. “Essa conquista é fruto de uma construção coletiva, que ocorreu ao longo dos anos, especialmente pelos professores das áreas de Linguagem, que trabalham de forma interdisciplinar, com ações que buscam colocar o aluno como protagonista da sua história. Executamos, por exemplo, o projeto ‘Ler é um Prazer, Sim!’, iniciativa que já deu origem a publicação de dois livros com selo da ISBN, da Biblioteca Nacional”, destacou. 

Além disso, ao longo do ano letivo de 2020, mesmo com a suspensão das aulas presenciais, conforme lembra a professora, foi realizada uma série de atividades que serviram de subsídios para o desenvolvimento dos estudantes.

“Promovi rodas de conversas on-line, gravei vídeos motivacionais, vídeos com correção de redações dos alunos e também tivemos momentos de correção individual, por meio do WhatsApp. Além disso, interdisciplinarmente, os alunos produziram um vídeo em que analisavam a obra 'Vidas Secas', de Graciliano Ramos”, disse.

Além disso, foram promovidos momentos importantes em parceria com professores doutores da UFT, profissionais do judiciário e de outros setores, também via plataformas on-line, a fim de discutir temáticas que ajudam ampliar o repertório sociocultural e favorecem o pensamento crítico dos estudantes. “Participei de todas as rodas de conversa, pois trazem assuntos que abrem a nossa visão de mundo e que nos ajudam na construção de uma bagagem para a produção de textos”, contou Gusthavo Gomes.

Resultados

As notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio podem ser conferidas na Página do Participante e também no aplicativo Enem Inep disponível no Google Play (para dispositivos Android) e na App Store (para iOS).

O candidato pode acessar a página do participante com o login gov.br, um acesso único a diversos serviços digitais do Governo Federal. Em caso de dúvidas ou dificuldades, o Ministério da Educação disponibilizou um telefone para consultas: 0800 616161.

Professora Rhoselly Xavier, do Centro de Ensino Médio Rui Brasil Cavalcante
Notas foram divulgadas nessa segunda-feira, 29

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.