Tocantins

Estudantes que percorrem até 35 km para chegar à escola dão exemplo de dedicação aos estudos

'A escola é a nossa segunda casa, é um lugar que eu encontro respeito', disse.

Por Redação
Comentários (0)

11/08/2023 15h57 - Atualizado há 8 meses
Aluna Maria Fernanda

Encontrar na escola as oportunidades de uma transformação social é a certeza das estudantes Maria Fernanda Lopes Gomes, 15 anos, residente na Fazenda Maringá, município de Arapoema; de Sibely Gomes Fonseca, 15 anos, da Fazenda Três Irmãos, de Brasilândia; e de Sarah Gabryella de Andrade Silva, 13 anos, também de Brasilândia.

Maria Fernanda é aluna da 1ª série do ensino médio e estuda no Colégio Estadual Ruilon Dias Carneiro. Ela faz um percurso de 25 quilômetros de sua residência até a escola. A aluna utiliza o transporte escolar (50 km de ida e volta).

A estudante Sibely cursa o 9º do ensino fundamental no Colégio Estadual Sebastião Rodrigues Sales, localizado em Brasilândia. Ela faz um percurso de 35 quilômetros para chegar à escola (70 km de ida e volta).

A estudante Sarah Gabryella de Andrade Silva, 13 anos, aluna do 9º do ensino fundamental, reside na cidade, em Brasilândia.

Estudantes Sarah e Sibely

Leituras que transformam

Maria Fernanda se destaca na escola pela sua disciplina com as tarefas escolares e é uma das alunas que mais frequenta a biblioteca Professora Luzia Alves Soares. Uma história que inspira, principalmente pela importância que ela dá para a aquisição do conhecimento.

"O estudo é uma dádiva, vai me ajudar a definir uma carreira profissional. Eu desejo ser médica com especialização no estudo da mente humana. Eu vejo tantas pessoas sofrendo com problemas emocionais, como depressão e ansiedade, por isso eu quero me profissionalizar nessa área", frisou.

E com relação às leituras, Maria Fernanda comentou que gosta de ler os livros clássicos de escritores estrangeiros e brasileiros. "Nestas férias, eu comecei a ler, pela primeira vez, os escritos de Eça de Queiroz. Li a obra 'O crime do padre Amaro' e gostei muito. Para mim, ler é uma diversão e prazer. Viajar pelo universo da criação literária nos ajuda a ampliar o conhecimento e a percepção para a vida", afirmou.

"A Maria Fernanda é dedicada, companheira, educada, inteligente, amiga da escola e uma leitora incrível. Ela se destaca pela dedicação aos estudos e pelo companheirismo com os alunos. A estudante ama ensinar os amigos que estão com dificuldades e assim ajuda também os professores", contou Gerlany de Jesus Guedes, professora e coordenadora da área de Matemática.

Na Fazenda Maringá, Maria Fernanda ajuda seus avós e sua mãe a cuidar das galinhas, porcos, gado e da horta. Acesse o link e conheça um pouco mais dessa história inspiradora - https://www.youtube.com/watch?v=8qrxWMSbPaE

A escola parceira na tomada das decisões

A estudante Sibely encontrou na escola um lugar de aprendizagens e descobertas. “A escola é a nossa segunda casa, é um lugar que eu encontro respeito. Eu gosto da escola pública, dos meus professores. Lá, nos divertimos e aprendemos”, contou.

E sobre o projeto de vida, Sibely contou que um de seus sonhos é a independência financeira e ela quer aproveitar as oportunidades que vão surgindo.

A estudante Sarah Gabryella também vê na escola um local de oportunidades para construir um futuro melhor.

Sarah nasceu prematura e, por isso, desenvolveu problemas no coração. E foi esse desafio que fez com que ela decidisse ser médica, com especialidade em cirurgia cardiovascular. “O estudo é a oportunidade de realizar meus sonhos, por isso, sempre quero melhorar e me dedicar mais e também desejo contribuir para que a sociedade seja mais justa para todos”, afirmou a estudante.

E para ser possível a realização dos seus objetivos, Sarah se dedica muito à leitura. Neste ano, ela já tem uma lista dos livros que já leu. “Uma frase que acho interessante é ‘uma pessoa vive apenas uma vida, um leitor vive milhares’. Quando leio, consigo viajar para diversos lugares, culturas e saberes”, contou Sarah.

Estudante Sibely

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.