Integração geopolítica

Projeto da ponte entre Filadélfia e Carolina será licitado em agosto; serão 1.800 metros

Etapa inicial será conduzida pelo Governo do Maranhão.

Por Joselita Matos 581
Comentários (0)

23/07/2021 09h12 - Atualizado há 2 anos
Mauro Carlesse e Flávio Dino durante encontro realizado nesta quinta, em Palmas

A licitação para a contratação do estudo de viabilidade técnica, destinado à construção da ponte ligando Filadélfia (TO) e Carolina (MA), deve ser realizada já na primeira quinzena de agosto. O direcionamento foi dado durante reunião do grupo de trabalho formado por secretários dos estados do Tocantins e Maranhão, realizada na manhã desta quinta-feira (22), no Palácio Araguaia. 

O encontro abriu a agenda de reuniões que ocorreu nesta quinta, entre o governadores do Tocantins e Maranhão, Mauro Carlesse e Flávio Dino, respectivamente. O encontro faz parte do Projeto de Integração Geopolítica Interestadual que vista estabelecer parcerias com os estados limítrofes ao Tocantins. 

Segundo Flávio Dino, caberá ao Governo do Maranhão fazer o estudo técnico econômico, ambiental, e o projeto de engenharia, as etapas fundamentais para o processo de licitação da obra. 

Interligação dos dois estados

A nova ponte ligando o Tocantins ao Maranhão deve ter uma extensão de 1.800 metros e se constitui como um importante canal para escoação da produção agrícola da região e desenvolvimento do trade turístico. 

Agropecuária

O grupo de trabalho discutiu ainda as possibilidades de melhoria com relação ao escoamento de produções agrícolas e agropecuárias, por meio do Porto de Itaqui (MA). 

O secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Jaime Café, ressaltou que a exportação por meio do Porto, tende a aumentar a competitividade do Estado. “Atualmente, nós exportamos pelo Porto de Santos e isso tem um custo muito alto. Conseguir exportar pelo Porto de Itaqui diminui estes custos e aumenta a competitividade do Estado. Sem contar que seria possível também exportar produtos da agricultura familiar e outros produtos de interesse do agronegócio tocantinense, como o farelo de soja”, destacou. 

O Projeto de Integração Geopolítica Interestadual vai realizar também reuniões com os grupos de trabalho dos estados do Piauí, Bahia, Pará, Mato Grosso e Goiás.

Benefícios para a região

O prefeito de Carolina (MA), Erivelton Teixeira, destacou que a ponte irá viabilizar o fortalecimento do turismo local, a melhoria no escoamento de grãos e de tráfego para quem busca serviços em ambos estados, como os de saúde, por exemplo. 

O município de Babaçulândia também será beneficiado com a nova ponte. O prefeito Franciel de Brito enalteceu o desenvolvimento turístico local. “Para nós a expectativa é muito boa. Babaçulândia é uma cidade turística próxima a Araguaína e a gente está investindo forte no segmento. E com a construção da ponte com certeza será mais uma referência nacional e internacional. A construção beneficiará Araguaína e outras cidades circunvizinhas, e isso levará turistas para nossa cidade, porque estamos fazendo um trabalho muito forte para transformar nossa cidade na capital do turismo”, afirmou.

ASSUNTOS tocantins maranhão

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.