Tocantins

Ex-prefeito é condenado por atrasar salário de servidores inúmeras vezes no Tocantins

A decisão não cabe mais recurso e suspende os direitos políticos do ex-prefeito por três anos.

Por Redação 1.313
Comentários (0)

28/03/2019 14h24 - Atualizado há 5 anos
Rio da Conceição

O ex-prefeito de Rio da Conceição, Astrogildo de França Filho, foi condenado por atrasar reiteradamente salários dos servidores e ainda descumprir um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

A decisão, que não admite mais recurso, suspende os direitos políticos dele por três anos e determina o pagamento de multa civil no valor de 15 vezes a remuneração do cargo de prefeito do Município.

Segundo o MPE, o ex-gestor deixou de pagar aos servidores municipais o décimo terceiro salário de 2014, bem como o salário de outros meses no decorrer dos anos de 2015 e 2016.

A falta de pagamento dos servidores prejudica toda a economia de Rio da Conceição. É notório que o comércio gira em torno do funcionalismo público e de benefícios sociais, como se dá na maior parte dos municípios tocantinenses. A supressão de um desses ‘pilares’ econômicos gera grave recessão na economia municipal”, argumentou o Promotor de Justiça Luiz Francisco de Oliveira.

O Termo de Ajustamento de Conduta foi proposto ao Município pelo Ministério Público Estadual (MPE), mas Astrogildo de França Filho não cumpriu o acordado.

Em razão disso, o MPE ajuizou a ação por ato de improbidade administrativa por ofensa aos princípios da moralidade pública, da legalidade, impessoalidade e eficiência, que regem a administração pública.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.