Campanha do PT

Lula pode ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz; ativista argentino encabeça campanha

O PT alega que Lula tirou 30 milhões da extrema pobreza e tirou o Brasil do Mapa da Fome da ONU.

Por Agnaldo Araujo 1.998
Comentários (0)

21/01/2019 12h18 - Atualizado há 5 anos
Ex-presidente Lula

A candidatura do ex-presidente Lula ao Prêmio Nobel da Paz já tem quase 500 mil assinaturas e está sendo encabeçada pelo ativista argentino Adolfo Pérez Esquivel, segundo o Partido dos Trabalhadores (PT).

Uma reunião com o Comitê norueguês do prêmio está prevista para o dia 1º de fevereiro, data em que a indicação do ex-presidente poderá ser efetivada. 

Conforme o PT, entre outras ações, Lula tirou 30 milhões de brasileiros da extrema pobreza e tirou o Brasil do Mapa da Fome da ONU. 

Outras realizações de Lula apontadas por seus apoiadores são:

1 - Redução na taxa de desemprego próximo a 50%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E criação de 15 milhões de novos empregos segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego.

2 - De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o coeficiente de Gini brasileiro foi 0,583 em 2003, e em 2014 foi 0,518, indicando que as políticas sociais implementadas pelo PT deixaram o Brasil com menos desigualdade social, pois a desigualdade média caiu 0,9% ao ano, no período entre 2003-2016.

3 - A implementação de programas de educação e saúde pública elevou o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, desenvolvido pelo PNUD. Em 2010, chegou a US$ 10,607 dólares renda média anual, à expectativa de vida de 72,9 anos, a uma escolaridade de 7,2 anos de estudo e a uma expectativa de vida escolar de 13,8 anos.

Quem pode votar pela candidatura de Lula

De acordo com o estatuto da Fundação Nobel, uma candidatura válida para o Prêmio Nobel da Paz requer assinatura de:

membros de assembleias nacionais e governos nacionais (membros do gabinete ou ministros) de estados soberanos, bem como atuais chefes de Estado;

membros do Tribunal Internacional de Justiça em Haia e do Tribunal Permanente de Arbitragem em Haia;

membros do Institut de Droit International;

– professores universitários, professores eméritos e professores associados de história, ciências sociais, direito, filosofia, teologia e religião;

reitores universitários e diretores de universidades;

diretores de institutos de pesquisa da paz e institutos de política externa;

pessoas que receberam o Prêmio Nobel da Paz;

membros da diretoria principal de organizações que receberam o Prêmio Nobel da Paz;

membros, ex-membros e ex-assessores do Comitê Norueguês do Nobel.

Governo e prisão

Lula governou o Brasil por dois mandatos seguidos, de 2003 a 2010, e o combate à fome e a desigualdade social sempre estavam em seus argumentos.  

Ele saiu do cargo para posse de sua sucessora, Dilma Rousseff, que posteriormente deixou o Governo através de impeachment.

Atualmente, Lula está preso na sede da Polícia Federal, em Curitiba, onde cumpre pena de 12 anos de prisão em regime fechado por corrupção e lavagem de dinheiro.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.