Compra online

Você sabia? Consumidor tem até 7 dias para desistir de compras feitas pela internet

Cássio Resplandes comprou um produto em setembro de 2018, mas ainda não recebeu.

Por Weslene Rocha
Comentários (0)

16/01/2019 10h30 - Atualizado há 5 anos
Clientes relatam experiências

A facilidade em comprar produtos pela internet fez com que muitos consumidores aderissem a essa prática, que agrega pontos positivos e negativos.  

O servidor público Roberto Gomes de Sousa faz compras com frequência na internet e até agora não se decepcionou. “Eu considero seguros os sites em que compro, por isso confio. A questão está em saber escolher onde comprar. Para mim, os produtos sempre chegaram no prazo e totalmente preservados”, disse.

Mesmo com as diversas comodidades, ainda existem pontos negativos quando se compra pela internet. O alto valor do frete, a demora na entrega ou até mesmo a dificuldade para a troca do produto fazem muitas pessoas se decepcionarem.

O estudante Cássio Resplandes fez uma compra on-line no dia 26 de setembro de 2018, e realizou o pagamento no mesmo dia da solicitação, via boleto bancário.

No site, a promessa era que o produto seria entregue entre 05 a 20 dias úteis, mas ele ainda não recebeu o produto até o momento e também não recebeu resposta da empresa.

“Já entrei em contato pelo e-mail do atendimento que tem no site 3 vezes. Não obtive nenhuma resposta e já se vão 110 dias de espera”, contou ele com indignação.

Conforme o Procon, o consumidor deve entrar em contato com a loja o quanto antes nesses casos para comunicar o problema e cobrar providências. O atraso na entrega caracteriza descumprimento de oferta, de acordo com o Artigo 35 do CDC (Código de Defesa do Consumidor).

O cliente pode exigir entre o cumprimento forçado da entrega, outro produto equivalente ou desistir da compra e restituir integralmente o dinheiro já pago, incluindo o frete, e também eventuais perdas e danos decorrentes da demora. Também é recomendável enviar a solicitação por escrito à loja.

Para compras online também existe o direito de troca e de arrependimento da compra garantidos em lei. O direito de arrependimento são 7 dias a partir do momento em que o cliente recebe o produto em casa ou que ele assina um contrato de prestação de serviços.

Em situações em que se desiste da compra ou o produto não era o que se esperava, o cliente tem o direito de ligar para o site onde adquiriu e pedir para devolvê-lo com o custo para a própria empresa ou fornecedor.

Caso o consumidor tenha problemas em relação a esses direitos ou a empresa se nega a cumprir a política de troca estabelecida, é direito do comprador procurar o Procon ou até fazer uma denúncia nos casos de prática abusiva pelo telefone 151.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.