Cássio Resplandes comprou um produto em setembro de 2018, mas ainda não recebeu.
A facilidade em comprar produtos pela internet fez com que muitos consumidores aderissem a essa prática, que agrega pontos positivos e negativos.
O servidor público Roberto Gomes de Sousa faz compras com frequência na internet e até agora não se decepcionou. “Eu considero seguros os sites em que compro, por isso confio. A questão está em saber escolher onde comprar. Para mim, os produtos sempre chegaram no prazo e totalmente preservados”, disse.
Mesmo com as diversas comodidades, ainda existem pontos negativos quando se compra pela internet. O alto valor do frete, a demora na entrega ou até mesmo a dificuldade para a troca do produto fazem muitas pessoas se decepcionarem.
O estudante Cássio Resplandes fez uma compra on-line no dia 26 de setembro de 2018, e realizou o pagamento no mesmo dia da solicitação, via boleto bancário.
No site, a promessa era que o produto seria entregue entre 05 a 20 dias úteis, mas ele ainda não recebeu o produto até o momento e também não recebeu resposta da empresa.
“Já entrei em contato pelo e-mail do atendimento que tem no site 3 vezes. Não obtive nenhuma resposta e já se vão 110 dias de espera”, contou ele com indignação.
Conforme o Procon, o consumidor deve entrar em contato com a loja o quanto antes nesses casos para comunicar o problema e cobrar providências. O atraso na entrega caracteriza descumprimento de oferta, de acordo com o Artigo 35 do CDC (Código de Defesa do Consumidor).
O cliente pode exigir entre o cumprimento forçado da entrega, outro produto equivalente ou desistir da compra e restituir integralmente o dinheiro já pago, incluindo o frete, e também eventuais perdas e danos decorrentes da demora. Também é recomendável enviar a solicitação por escrito à loja.
Para compras online também existe o direito de troca e de arrependimento da compra garantidos em lei. O direito de arrependimento são 7 dias a partir do momento em que o cliente recebe o produto em casa ou que ele assina um contrato de prestação de serviços.
Em situações em que se desiste da compra ou o produto não era o que se esperava, o cliente tem o direito de ligar para o site onde adquiriu e pedir para devolvê-lo com o custo para a própria empresa ou fornecedor.
Caso o consumidor tenha problemas em relação a esses direitos ou a empresa se nega a cumprir a política de troca estabelecida, é direito do comprador procurar o Procon ou até fazer uma denúncia nos casos de prática abusiva pelo telefone 151.