Fique em casa!

Com baixo isolamento social, HRA atinge novamente 100% de lotação nos leitos de UTI Covid

Aumento de casos e da taxa de óbitos estão relacionados à baixa adesão ao isolamento.

Por Conteúdo AF Notícias 1.853
Comentários (0)

17/08/2020 15h35 - Atualizado há 3 anos
Já começam a faltar leitos de UTI-covid na rede pública devido ao aumento de pacientes infectados

Desde a divulgação dos primeiros dados sobre o índice de isolamento social, o Tocantins vem figurando entre os últimos colocados do ranking nacional quando o assunto é o cumprimento das medidas de distanciamento social.

De acordo com dados do Instituto In Loco, responsável pelo levantamento, a população tocantinense é uma das que menos ficou em casa desde o início da pandemia. O reflexo desse comportamento, segundo especialistas, está diretamente ligado ao aumento de casos da covid-19 no estado.

Mesmo com a marca das 500 mortes causadas pela doença, que foi atingida nesse sábado (15), e o luto oficial decretado pelo Governo do Estado, o índice de isolamento social da população tocantinense despencou e, segundo o ranking nacional, chegou a 38,7% ficando a frente apenas do estado de Goiás, com 37,30%. Já nesse domingo (16), o índice de isolamento subiu para 44,9% e elevou o Tocantins para a posição de número 21 entre os 26 estados e o Distrito Federal.

Aumento nos últimos 30 dias

Mesmo com o cancelamento da temporada de praias em quase todos os municípios de norte a sul do Tocantins, além dos mais variados decretos adotados na maioria dos 139 municípios, o aumento de casos da doença foi bastante acentuado de julho até a primeira quinzena de agosto.

No dia 15 de julho, segundo os dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Estado contabilizava 16.031 casos de covid-19, com 10.049 pacientes recuperados e 271 óbitos.

Em pouco mais de 30 dias, o número de pacientes infectados pelo coronavírus subiu para 36.989 – aumento superior a 130%. O número de óbitos também teve um aumento expressivo, de mais de 88% no mesmo período, chegando a 511 mortes neste domingo (17).

Colapso Iminente

Com o aumento de casos, aumentou também o número de pacientes hospitalizados. Segundo o painel Integra Saúde, na manhã desta segunda-feira (17), 46 dos 57 leitos de UTI Covid disponíveis em toda a rede pública de saúde já estavam ocupados, uma taxa de 81% de ocupação.

O quadro mais grave é em Araguaína, a segunda maior cidade e o município com mais casos confirmados da doença no Tocantins. Todos os 17 leitos de UTI Covid disponibilizados no Hospital Regional estão ocupados atualmente, ou seja, 100% de lotação. Infelizmente, essa realidade tem sido recorrente durante a pandemia.

O estado é um dos últimos colocados quando o assunto é isolamento social desde o inicio da pandemia
As taxas de ocupação hospitalar dos leitos de UTI-covid preveem um colapso iminente no Tocantins

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.