Tocantinópolis

Na Justiça, MP requer projeto de combate a incêndio e pânico em Cadeia Pública no Tocantins

O órgão fiscalizador recorreu à justiça para que o Estado regularize a situação em 30 dias.

Por Redação
Comentários (0)

18/10/2019 14h37 - Atualizado há 4 anos
Cadeia Pública de Tocantinópolis

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) ajuizou uma ação civil pública nesta quinta-feira (17) para que o Governo do Tocantins seja obrigado a apresentar, no prazo de 30 dias, projeto de prevenção e combate a incêndio e pânico na Cadeia Pública de Tocantinópolis.

A ação afirma que a ausência do sistema expõe a risco a integridade física e a vida dos reeducandos e dos profissionais que trabalham na unidade prisional.

O Promotor de Justiça Celsimar Custódio relata que um inquérito civil público apurou, a partir de uma vistoria do Corpo de Bombeiros requerida pelo MPTO, que a cadeia não possui um plano de prevenção e proteção a incêndio e pânico e nem certidão de regularidade expedida pela corporação.

Após essa constatação, o MPTO requisitou providências administrativas à Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça e à Superintendência de Administração Penitenciária com base na recomendação do Corpo de Bombeiros, porém o poder público não respondeu às solicitações

Diante desta omissão, a ação requer que seja concedido, em caráter liminar, o prazo de 30 das para que o Estado do Tocantins apresente ao Corpo de Bombeiros o projeto de prevenção e de combate a incêndio e pânico destinado à Cadeia Pública de Tocantinópolis, sob pena de imposição de multa diária pelo descumprimento.

O MPTO ainda requer a reforma e adequação do prédio e a aquisição dos equipamentos necessários, no prazo máximo de 60 dias após a aprovação do projeto.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.