Solidariedade

Família que morava em casa de madeira infestada de cupins ganha nova residência no Tocantins

Nova casa tem dois quartos, sala, cozinha e banheiro.

Por Redação 1.041
Comentários (0)

16/05/2022 15h31 - Atualizado há 1 ano
Casa antiga e atual

O senhor Juracy Vicentine de Souza, a esposa Juciléia da Silva Soares e o filho do casal, de 7 anos, ganharam uma casa de alvenaria em Arapoema, distante cerca de 157 km de Araguaína.

A nova residência é muito diferente da que eles residiam até recentemente, que era feita com tábuas de madeira, estava infestada de cupins e tinha risco de desabamento.

A nova casa tem 56 metros quadrados, onde estão distribuídos dois quartos, sala, cozinha e banheiro. O custo de construção foi de aproximadamente R$ 80 mil, sendo que a família beneficiada possui renda inferior a um salário mínimo.

A vulnerabilidade social da família e a precariedade da casa onde ela vivia foi comprovada em visita realizada em abril de 2021 por uma equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município de Arapoema, formada por uma psicóloga e uma assistente social.

Concluída a obra, as chaves foram entregues neste mês de maio por um grupo de pessoas envolvidas na ação.

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) fez parte da transformação na vida dessa família, tendo destinado R$ 40 mil oriundos de acordos e transações judiciais para a construção da nova moradia.

Também foram parceiros a Justiça, que homologou a destinação dos recursos; a Associação de Voluntários de Arapoema (AVA), que mobilizou o apoio comunitário; o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que doou à obra madeira apreendida em situação de ilegalidade; a ONG Clube dos Trinta e as empresas Engie, Grupo Empresarial J. Demito e Manara, que destinaram recursos financeiros ou material de construção. A AVA também conseguiu, através de parcerias locais, a planta da edificação.

Entrega das chaves da casa
Nova casa
Residência corria risco de desabar
Casa antiga

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.