Pindorama e Novo Alegre

Festa de Vaquejada e festejo do Divino agora estão no Calendário Cultural do Tocantins

Festejo teve início bem antes da emancipação do município.

Por Redação 556
Comentários (0)

26/01/2021 16h00 - Atualizado há 1 mês
Em Pindorama, festejo do Divino Espírito Santo ocorre em junho

Dois importantes eventos culturais dos municípios de Novo Alegre e Pindorama foram incluídos no Calendário Cultural do Tocantins através de portaria publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (25).

Foram incluídos na agenda a Festa de Vaquejada, que ocorre na primeira quinzena do mês de julho, no município de Novo Alegre, região sudeste, a 547 km de Palmas.

Já no município de Pindorama do Tocantins, distante 216 km da Capital, os festejos de Nossa Senhora Aparecida e do Divino Espírito Santo, que ocorrem entre os dias 2 e 12 junho, passam também a fazer parte do Calendário Cultural.

“A inclusão das festas e eventos no Calendário Cultural são de suma importância para valorizar e preservar as diversas manifestações culturais dos municípios tocantinenses, levando em consideração o fortalecimento da economia local, gerando emprego e renda, além do reconhecimento da cultura popular”, disse o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) Tom Lyra.

Pindorama

Os festejos de Nossa Senhora Aparecida e do Divino Espírito Santo tiveram início em meados da década de 1950, bem antes da emancipação do município.

Inicialmente, a festa possuía cunho especificamente religioso e tinha como objetivo a integração entre os habitantes rurais e urbanos, através dos símbolos sagrados e fraternos do catolicismo.

Segundo os documentos apresentados pelo requerente, a cada ano o evento foi ficando maior, deixou de ser apenas religioso e passou a contemplar os campos econômico, cultural e social, tornando-se o maior evento cultural do município.

Os relatos apresentados demonstram o histórico da festa, o envolvimento de toda sociedade, a importância econômica, cultural e social do evento na manutenção das tradições da cidade.

O evento é composto por missas, novenas, procissão, giro de folias, levantamento do mastro, cavalgada, motocross, apresentações artísticas, comidas típicas regionais, shows com bandas locais e nacionais.

Durante os 10 dias de festa, a cidade chega a receber 20 mil visitantes de cidades vizinhas, o que contribui para gerar emprego e aumentar a renda dos habitantes de Pindorama do Tocantins.

Novo Alegre

A Festa de Vaquejada de Novo Alegre é realizada há 25 anos, iniciada pelos migrantes nordestinos que vieram fixar moradia na antiga Fazenda Alegre. A festa representa a identidade cultural local, pois é o esporte mais importante praticado pela comunidade novo alegrense. É a maior e mais esperada festa de Novo Alegre. Realizada no início do mês de julho, consegue envolver toda população durante os quatro dias do evento, além de atrair moradores de cidades vizinhas.

A cada ano, o Parque São Francisco de Assis fica mais movimentado pela festividade, suas várias atrações e a expectativa pelas premiações. Nos últimos dois anos, houve premiações em dinheiro para as modalidades Profissional e Amador.

Durante o dia acontece a corrida dos vaqueiros e, à noite, shows com artistas locais e regionais, além de bandas consagradas em nível nacional.

O auge da festa acontece com a Vaquejada, onde o peão precisa laçar e dominar a rês, e a Prova feminina dos Três Tambores, quando as amazonas demonstram toda beleza, agilidade e elegância na realização do percurso.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2021 AF Notícias. Todos os direitos reservados.