Dublin, como é chamada, foi uma doação dos bombeiros de Santa Maria (RS).
Já está compondo o grupo de cães do Canil do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, a cadela da raça Border Collie, doada pelo 4º Batalhão de Bombeiro Militar (4º BBM) de Santa Maria (RS).
Na manhã da última quarta-feira (03/05), Dublin foi apresentada ao comandante geral do CBMTO, Carlos Eduardo Farias, ao Chefe do Estado-Maior, Coronel Peterson Queiroz de Ornelas, e ao Comandante Operacional, coronel Ciro Cardoso Guimarães Filho.
Acompanhada por seu tutor, o cabo Alef Teles, com quem forma um novo binômio (bombeiro militar e cão), a cadela Dublin, que só tem três meses, brincou e alegrou a sala do comando, ao lado do cão Nanf (04 anos), que acaba de receber a Certificação Nacional de Busca por Odor Específico, em Blumenau (SC).
“A expectativa é que em dois anos Dublin já esteja preparada para atuar em ocorrências utilizando a técnica de busca chamada de varredura de área, pelo método de venteio, ou seja, o cão procura o odor das vítimas no ar, levantando o focinho”, explica o cabo Alef, que afirma que os cães treinados em varredura de área também atuam na busca por cadáveres.
Os cães do canil do CBMTO passam o dia no canil da Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS), mas moram nas casas dos militares que são responsáveis pelo seu treinamento. “Essa é uma forma de estabelecer uma relação de maior afinidade e confiança entre a dupla de binômio, percebemos um resultado muito positivo no treinamento dos cães”, explica Alef.
Com a chegada da Cadela Dublin, a corporação passa a ter cinco animais, dos quais, três, atuam nas atividades de buscas. Do total, dois cães já são certificados, sendo a cadela Sky (05 anos), que possui certificação nacional e internacional em Buscas em Áreas Colapsadas e Nanf (04 anos), que acabou de conquistar Certificação Nacional de Busca por Odor Específico, em Blumenau (SC), ambos da raça Belga Malinois.