Reunião no TRE-TO

Grupo de partidos pede transporte gratuito de eleitores em todo o Tocantins no 2º turno

Objetivo é garantir maior participação nas eleições presidenciais.

Por Redação
Comentários (0)

24/10/2022 08h34 - Atualizado há 1 ano
Reunião com presidente do TRE-TO para tratar sobre o transporte de eleitores

Representantes da Frente Suprapartidária pró-Lula no Tocantins se reuniram com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, para tratar sobre o transporte dos eleitores tocantinenses no 2º turno das eleições, no sentido de garantir a participação do maior número de votantes nas eleições presidenciais.

O presidente do PT Tocantins, deputado estadual Zé Roberto, falou da preocupação dos partidos quanto à presença dos eleitores no dia da votação. "É questão importante, tendo em vista a dificuldade das pessoas na zona rural, nas comunidades tradicionais quilombolas e indígenas, e também entre os municípios. É preciso uma força tarefa para garantir o máximo de eleitores com acesso às seções", pontuou o presidente do PT Tocantins. 

O presidente do TRE-TO destacou que esta questão é também uma preocupação da Justiça Eleitoral. "Chamamos a população para ir às urnas, com campanhas de conscientização, um forte trabalho também nas redes sociais e acredito que o Tocantins vai dar o exemplo de democracia neste segundo turno", destacou o desembargador Helvécio de Brito.

Conforme informado durante a reunião, o TRE já notificou todos os Cartórios Eleitorais do Estado para que, no segundo turno das eleições, mantenham o mesmo esquema de transporte feito no primeiro. 

Transporte escolar 

O PT Tocantins também fez pedido ao governo do estado para garantir o transporte dos eleitores nos municípios e entre os municípios. Conforme o TRE-TO, está autorizado o uso do transporte escolar e dos meios que o estado e municípios tiverem, para contribuir com a chegada do eleitor na urna de votação, não havendo impedimento legal no que diz respeito ao uso do bem público, tendo em vista que há decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizando.

"Já são 17 capitais, incluindo Palmas, que já liberaram o transporte público no dia das eleições e o Estado pode seguir o exemplo e viabilizar a garantia constitucional do voto aos tocantinenses", destacou Paulo Mourão. 

Aldeias indígenas 

Conforme as informações do presidente do TRE-TO, a abstenção nas aldeias indígenas do Tocantins é de 12% em média e hoje são utilizados carros pequenos para o transporte dos eleitores. Segundo as informações, são 6.136 eleitores indígenas aptos a votar e no primeiro turno cerca de 5.550 foram às urnas.

"Temos um índice pequeno de Abstenção entre os povos indígenas, mas nosso objetivo é reduzir cada vez mais e oportunizar o voto a todos", disse.

Estiveram presentes na reunião além do desembargador Helvécio, Zé Roberto e Paulo Mourão, o advogado Antônio Bandeira (PV), a presidente do PSB de Palmas, Amanda Sobreira; o presidente da Rede, Fábio Ribeiro; presidente do PV, Marcelo Lelis; Fátima Dourado (PSol), Rafaela Lobato do Coletivo Somos e o advogado Edy César (PT).

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.