Varejista

Fundador da Ricardo Eletro é preso em investigação de sonegação de R$ 400 milhões

Ricardo Nunes deixou a presidência da empresa em 2018.

Por Redação 1.328
Comentários (0)

08/07/2020 09h49 - Atualizado há 3 anos
Ricardo Nunes é também investigado por lavagem de dinheiro

Ricardo Nunes, fundador da rede varejista Ricardo Eletro, foi preso em São Paulo, na manhã desta quarta-feira (8), na operação que investiga sonegação fiscal e lavagem de dinheiro em Minas Gerais.

A força-tarefa é composta pelo Ministério Público de Minas Gerais, pela Receita Estadual e pela Policia Civil. Segundo o MP do estado, a rede varejista sonegou cerca de 400 milhões de reais ao longo de cinco anos.

A filha de Ricardo, Laura Nunes, também foi presa, na Grande BH. Há ainda um mandado de prisão em aberto para o diretor superintendente da Ricardo Eletro, Pedro Daniel Magalhães, em Santo André. De acordo com o MP foram expedidos três mandados de prisão e 14 de busca e apreensão a serem cumpridos em Belo Horizonte e Nova Lima (MG) e São Paulo e Santo André (SP) na Operação “Direto com o Dono”.

De acordo com o MP, a rede de varejo cobrava dos consumidores, embutido no preço dos produtos, o valor correspondente aos impostos. No entanto, os investigados não faziam o repasse e se apropriavam desses valores. Só em MG, a investigação detectou 400 milhões de reais em sonegação com a prática. 

Além da sonegação, Nunes é investigado por lavagem de dinheiro. “A empresa encontra-se em situação de recuperação extrajudicial, sem condições de arcar com suas dívidas, já tendo fechado diversas unidades e demitido dezenas de trabalhadores. Em contrapartida, o principal dono do negócio possui dezenas de imóveis, participações em shoppings na região metropolitana de Belo Horizonte e fazenda”. 

Segundo a investigação, os bens não estão registrados no nome de Nunes, mas de suas filhas, mãe e até um irmão. Eles também são alvos da operação. "O crescimento vertiginoso do patrimônio individual do principal sócio ocorreu na mesma época em que os crimes tributários eram praticados, que caracteriza, segundo a Força-Tarefa, crime de lavagem de dinheiro”, afirma o MP.

Dívidas

Além da investigação sobre sonegação de impostos, a rede Ricardo Eletro também tem outras grandes dívidas, com débitos com a Previdência Social, por falta de recolhimento de obrigações previdenciárias para o INSS. Ao todo Ricardo Eletro deve mais de R$ 75 milhões à União.

A rede varejista, fundada em 1989, tem lojas em 17 estados e em 2019 teve um plano de recuperação extrajudicial homologado na justiça. Na época as dívidas eram estimadas em 2,5 bilhões de reais com fornecedores e bancos.

(Veja.com)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.