Inclusão

Futuros policiais militares do Tocantins terão aulas de Libras durante curso de formação

Inclusão de disciplina é resultado de parceria entre a PM, UFT e IFTO.

Por Redação 775
Comentários (0)

18/10/2021 05h55 - Atualizado há 2 anos
Policiais militares do Tocantins

A Polícia Militar do Tocantins anunciou que todos os futuros integrantes da corporação passarão pela capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos cursos de formação.

O projeto será implementado pela Diretoria de Ensino e Pesquisa da PM, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Instituto Federal do Tocantins. O objetivo é fomentar a inclusão durante os atendimentos de ocorrências e outras atividades envolvendo os agentes de segurança pública.

Para oficializar a ação, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Júlio Manoel da Silva Neto, recebeu em seu gabinete as colaboradoras do projeto e professoras de Libras Maria Inês de Souza e Alini Cardoso, juntamente com a coronel da PM Wélere Gomes Barbosa, diretora de ensino, instrução e pesquisa da corporação.

“Certamente esse é um marco e uma grande conquista para a nossa corporação. Trazendo inclusão e capacitando aos nossos policiais militares para estarem aptos à verbalização em Libras, cumprimos mais uma etapa da nossa responsabilidade social na garantia da acessibilidade a todos os cidadãos tocantinenses”, explicou o coronel Silva Neto.

Direito de todos

Segundo a diretora de ensino e pesquisa da PMTO, coronel Wélere, a promoção do aprendizado de Libras está em consonância com a legislação vigente no país que prevê a garantia de igualdade.

“A implantação desse curso na formação dos nossos policiais militares é de extrema importância, pois a língua já é reconhecida como um meio legal de comunicação e expressão e torna possível um alcance maior e mais inclusivo do nosso trabalho. Quero agradecer essa parceria firmada e ao comando da PM, que abraçou esse projeto”, ressaltou.

Concurso 

A PM possui um concurso em andamento que oferta 1.000 vagas. Os candidatos já realizaram a avaliação psicológica e ainda passarão por avaliação médica e odontológica e investigação social e da vida pregressa antes da convocação para o curso de formação. 

Veja o andamento nos links abaixo: 

Reunião oficializou a inclusão de Libras no curso de formação
Comandante-geral da PM, coronel Silva Neto
A partir de agora, todos os cursos de formação da PMTO contarão com ensino de Libras

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.