'Comeram tudo'

Gafanhotos devastam plantações no Tocantins: 'é o fim dos tempos', diz agricultor em vídeo

Gafanhotos atacaram milho, arroz e até os pés de mandioca.

Por Márcia Costa 15.094
Comentários (0)

26/06/2020 18h00 - Atualizado há 3 anos
Gafanhotos na plantação de milho

Em meio à repercussão internacional sobre a nuvem de gafanhotos que se formou no Paraguai e passou por várias regiões da Argentina rumo ao Brasil, circulou nas redes sociais um vídeo em que um produtor tocantinense mostra o estrago causado por esses insetos nas suas plantações, em Ananás, norte do Estado.

VÍDEO RECENTE

A gravação foi feita recentemente, já durante a pandemia de covid-19. A reportagem apurou que foi no início desse mês, ou seja, antes do surgimento da nuvem de gafanhotos.

"Apareceu o coronavírus matando o povo e na roça é o gafanhoto comendo tudo que aparece pela frente", diz o produtor na gravação.

PREJUÍZOS

O agricultor afirma que teve suas plantações de milho, arroz, mandioca e feijão invadidas por uma praga de gafanhotos. Nem os pés de coco da praia escaparam.

Os insetos destroem tudo o que veem pela frente. Conforme o agricultor, cerca de 4 hectares de plantação de milho foram perdidos com a chegada dos gafanhotos.

“Olha o jeito que estão os pés de milho. Só a praga de gafanhotos, eles comeram tudo. A mandioca está só o talo”, afirma no vídeo.

O agricultor ainda disse que precisou colher o arroz ainda verde para não ter mais prejuízos. “Eles comeram quase todo e fui obrigado a colher o arroz verde. Isso é o fim dos nossos tempos”, afirmou.

Na plantação de coco, o agricultor mostra os gafanhotos comendo até as palhas que já estão secas. “Estão comendo até as palhas secas, porque não tem mais verde. Uns 100 pés de coco já estavam começando a carregar. Olha como está em cima. Tudo preto, e isso não é outra coisa não. É o puro gafanhoto”, disse.

VÍDEO

Vídeo

 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.