Gaguim

Projeto do deputado Gaguim isenta a rapadura de imposto por causa do seu valor nutritivo

A proposta tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados e será analisada por duas comissões.

Por Agência Câmara Notícias 914
Comentários (0)

18/07/2019 10h39 - Atualizado há 4 anos
Deputado Gaguim

O deputado federal Carlos Gaguim (DEM) idealizou um projeto que isenta a rapadura do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Atualmente, a alíquota é de 5%.

A proposta tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados e será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Apesar de relativamente baixa, a alíquota de 5% do IPI encarece o produto e não se justifica, se considerarmos que deve ser observado o princípio de seletividade da tributação em função da essencialidade do bem”, disse Gaguim.

O deputado também destacou as vitaminas da rapadura. “Além de repor energias e garantir maior disposição, a rapadura apresenta bons níveis de vitaminas, como A, C, D E, do complexo B e PP e de minerais, como cálcio, ferro, além de fósforo, potássio, cobre, zinco, manganês e magnésio”, afirmou.

De acordo com o Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram produzidas 88,5 mil toneladas de rapadura em 2017. A região Nordeste, com 70,7 mil toneladas naquele ano (quase 80%), é a principal produtora no País.

A tramitação do projeto pode ser acompanhada aqui.

Rapadura

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.