Estado

Governador promove militares e homenageia policiais de outros estados pela Operação Canguçu

Além das promoções concedidas, cerca de 50 militares receberam honrarias.

Por Redação
Comentários (0)

19/04/2024 17h15 - Atualizado há 1 mês
Solenidade de promoções e entrega de medalhas aos policiais militares

Notícias do Tocantins - O Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (QCG), em Palmas, foi palco da solenidade de promoções e entrega de medalhas aos policiais militares do Tocantins, nesta sexta-feira (19).

O evento foi conduzido pelo governador Wanderlei Barbosa, que demonstrou reconhecimento ao trabalho dos policiais militares ao reforçar o compromisso do Governo do Tocantins com a valorização e o fortalecimento da segurança pública no estado.

"É uma honra estar aqui hoje para reconhecer o trabalho árduo e a dedicação dos nossos policiais militares. Esperamos que essa promoção seja regular, que todo ano seja realizada, por meio dos cursos de formação e outras atividades. Esperamos que os policiais recebam esse benefício de direito para suas carreiras, o que é importante”, destacou o governador Wanderlei Barbosa.

O comandante-geral da Polícia Militar (PMTO), coronel Márcio Antônio Barbosa, ressaltou a importância da solenidade e o significado por trás das promoções e das homenagens.

“Hoje é um dia festivo para a Polícia Militar, pois comemoramos o dia do patrono nosso, Tiradentes, com as promoções e a concessão de medalhas. Os resultados dos investimentos que o governador Wanderlei Barbosa tem feito na nossa polícia aparecem na rua. São inúmeras operações bem exitosas, diminuição de índices de criminalidade e isso é fruto de todo o trabalho que tem sido feito”, afirmou o coronel Márcio Antônio Barbosa.

A solenidade ainda contou com a presença da primeira-dama do estado do Tocantins e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero.   

Governador durante solenidade

Promoções

A lei n° 2.575/2012 define as promoções dos policiais militares do Tocantins como atos administrativos que reconhecem mérito e habilidade para ocupar postos ou graduações superiores.

Conforme a PM, essas promoções são realizadas de forma seletiva, gradual e sucessiva, preenchendo vagas existentes de acordo com um planejamento de carreira para cada especialidade da Polícia Militar. 

Todo o planejamento é feito pela PMTO, garantindo um fluxo regular e equilibrado de promoções, conforme suas necessidades e os interesses da administração pública estadual.

As promoções seguem critérios de antiguidade, considerando precedência hierárquica e merecimento; e avaliando as qualidades e os atributos do militar ao longo da carreira e em cargos exercidos; e escolha, feita pelo chefe do poder Executivo para o posto de coronel, considerando a qualificação para cargos de comando, chefia ou direção.

A militar Janice Mara Souza recebeu a promoção. Contribuindo por quase duas décadas com os trabalhos na Polícia Militar, agora, ela recebe a patente de tenente-coronel.

“A promoção é o ápice da nossa carreira militar, então ascender a um posto de oficial superior, como tenente-coronel, é a maior alegria que um militar pode ter para toda a carreira profissional, porque é um momento em que você vê o reconhecimento da sua dedicação”, comemorou a nova tenente-coronel.

Honrarias

Além das promoções, foram entregues medalhas como reconhecimento pelo serviço prestado, incluindo a Medalha Tiradentes, a Medalha do Mérito Policial Militar e a Medalha de Tempo de Serviço. As honrarias foram cedidas a civis e militares, sendo muitos deles de outros estados.

Cerca de 50 militares receberam a honraria, sendo de polícias de outros estados como Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais e São Paulo. Entre os homenageados estão os policiais militares que trabalharam de forma conjunta com o Tocantins na operação Canguçu, realizada em 2023 para capturar uma quadrilha suspeita de tentativa de assalto a uma transportadora em Confresa, no Mato Grosso.

As forças policiais mineiras ajudaram a conter os criminosos que fugiram para a Ilha do Bananal após cometer o crime no estado vizinho. O comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Rodrigo Piassi do Nascimento, agradeceu a homenagem e o reconhecimento, destacando que a iniciativa reforça a parceria entre as polícias do Brasil.

“A homenagem é muito importante, pois são ações como essa que aumentam o laço de cooperação, de inteligência e de apoio que as polícias militares precisam prestar aos seus estados. Tenho certeza de que nós vamos ampliar ainda mais essa cooperação operacional entre os nossos estados”, comentou o coronel Rodrigo Piassi.

Solenidade em Palmas

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.