Gasolina mais barata

Governo anuncia redução do ICMS de 29% para 18% sobre combustíveis no Tocantins

Medida vai reduzir o preço da gasolina nos postos.

Por Redação 3.170
Comentários (0)

01/07/2022 15h27 - Atualizado há 1 mês
ICMS dos combustíveis será reduzido no Tocantins

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), anunciou que vai reduzir a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre os combustíveis vendidos no estado. A informação foi dada nesta sexta-feira (1º de julho), durante entrevista no Palácio Araguaia, em Palmas.

A medida atende a Lei Complementar Federal 194/22, sancionada recentemente pelo presidente Jair Bolsonaro, que limita a cobrança de ICMS de combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo à alíquota aplicada às mercadorias em geral.

A lei limita a cobrança do imposto entre 17% e 18% na comercialização de gasolina, etanol, diesel, biodiesel, gás de cozinha e derivado de gás natural.

Atualmente, a alíquota do ICMS sobre o preço da gasolina e do álcool é de 29% no Tocantins. Já a alíquota do óleo diesel é de 14%, portanto, abaixo do mínimo fixado pela lei federal.

"Nós vamos fazer [a redução] imediatamente. Eu acredito que não haverá prejuízo significativo para o estado em termos de arrecadação e nós vamos melhorar para nossa população", afirmou o governador.

O decreto precisa ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) para que a redução seja efetivada.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2022 AF Notícias. Todos os direitos reservados.