Tocantins

Tocantins estuda modelo de presídio-indústria, onde preso trabalha para pagar despesas

Iniciativa também objetiva redução dos gastos com o sistema prisional.

Por Redação 1.064
Comentários (0)

14/08/2021 09h40 - Atualizado há 2 anos
Presos trabalhando

O Governo do Tocantins concedeu autorização para início dos estudos de viabilidade para implantação, gestão, modernização e manutenção de presídios industriais no estado.

O secretário de Parcerias e Investimentos do Estado, Claudinei Quaresemin, explicou que o governo busca desenvolver projetos que reduzam despesas da Administração Pública que hoje são gastas com cada preso e garantir segurança a todos.

“O modelo presídio-indústria cumpre esse papel, que, além de ressocializar, irá oferecer qualificação profissional e remuneração do trabalho realizado pelo apenado, no qual uma parte da renda será destinada à família e outra parte para subsidiar custos com o sistema prisional. Assim, a parceria com o setor privado garante investimentos em melhores práticas e tecnologias para oferecer um sistema moderno e mais seguro para os servidores das unidades, com qualidade e melhores condições de trabalho”, assegurou.

Dentre os benefícios que o projeto irá atender, conforme o governo, além da redução do custo de manutenção dos presos, terá possível redução da reincidência no crime após serem postos em liberdade; redução da incidência de evasões (fugas); melhor gestão prisional, com valorização dos servidores da segurança pública e aumento da qualidade dos serviços.

Presídio-indústria

O modelo de presídio industrial também está sendo estudado pelos estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais, com apoio do Governo Federal, e prevê que os apenados trabalhem em indústrias dentro da penitenciária, recebendo remuneração e remissão de penas, o que se traduz em maiores oportunidades de ressocialização e maior capacidade de investimento dos parceiros industriais.

Conforme informações do Governo Federal, o sistema de trabalho tem se mostrado uma solução importante no cumprimento da pena e em toda a cadeia de valores necessária para romper o ciclo da criminalidade no Brasil.

Estudos

A publicação do Governo do Tocantins prevê autorização às empresas EGL Engenharia LTDA e Maciel Rocha Sociedade de Advogados para desenvolverem, por sua conta e risco, estudos com o intuito de oferecer solução eficaz para a estruturação do projeto.

Todo o processo será acompanhado pela Secretaria de Parcerias e Investimentos, Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias - Tocantins Parcerias e Secretaria de Cidadania e Justiça do Estado.

Ao término dos estudos, o estado e os órgãos estaduais envolvidos irão analisar a viabilidade da proposta para serem submetidos à consulta pública e apresentado à sociedade e órgãos de fiscalização.

A autorização foi publicada no Diário Oficial do Estada da terça-feira (10).

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.