Em meio à crise hídrica

Conta de luz aumenta com nova bandeira tarifária 50% mais cara até abril de 2022

Já está valendo a partir desta quarta, 1º de setembro.

Por Joselita Matos 1.204
Comentários (0)

01/09/2021 09h09 - Atualizado há 2 anos
Conta de energia vai ficar 50% mais caras a partir desta quarta.

A conta de luz vai pesar ainda mais no bolso do brasileiro a partir desta quarta-feira, 1º de setembro. O motivo: a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (31/8) que uma nova bandeira foi instituída e ficará vigente até abril de 2022.

O valor da bandeira de 'escassez hídrica' é de R$ 14,20 a cada 100 kWh, ou seja, 49,6% mais cara que a vermelha patamar 2. 

Com isso, a previsão da Agência é de que as contas de energia dos brasileiros sofram um aumento médio de 6,78% a partir de setembro. 

Os custos com a produção de energia elétrica têm aumentado desde o ano passado, por conta da crise hídrica pela qual o País passa, chegando até a importar da Argentina e Uruguai.

O custo a mais é cobrado a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos e já havia sofrido um reajuste de 52% em julho. O último reajuste de julho também elevou o valor das bandeiras vermelha 1 e amarela.

Os aumentos são necessários para garantir o fornecimento durante a crise hídrica que afetou os reservatórios das hidrelétricas, fazendo necessário o acionamento das térmicas, que possuem uma energia mais cara.

ESTÍMULO 

O Governo apresentou ainda o programa que estimula a redução no gasto de energia, em que prevê o prêmio de R$ 50 por 100 kWh reduzido - limitado a 20% de redução. A vigência do programa é de setembro a dezembro deste ano. 

A meta, conforme apresentado pelo Governo, é de uma redução de 15%. Considerando 20% menos energia consumida, a redução na conta pode chegar a 33% com a ativação da bandeira de escassez hídrica. 

CRISE HÍDRICA

Esta é considerada a maior crise hídrica dos últimos 91 anos no Brasil. 

O diretor-geral do ONS (Operadora Nacional do Sistema), Luiz Carlos Ciocchi, afirmou nessa quarta-feira (25) que havia previsão de chuvas na região Sul entre julho e agosto, mas elas foram frustradas, o que levou o grupo de monitoramento emergencial da crise a tomar medidas mais drásticas de preservação da água no sistema.

(Informações do Diário do Nordeste)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.