Tratamento de saúde

Governo do Estado atrasa fornecimento de medicação para criança de 9 anos em Araguaína

A menina iniciou o tratamento em dezembro do ano passado.

Por Márcia Costa
Comentários (0)

07/07/2020 09h30 - Atualizado há 3 anos
Medicamento é fornecido pela Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins

Uma criança de apenas 9 anos que faz uso de uma medicação indicada para o tratamento de puberdade precoce em Araguaína está há 3 meses sem receber as injeções da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

A menina iniciou o tratamento em dezembro de 2019, que consiste em injeções mensais da Leuprorrelina. O tratamento é feito para bloquear a evolução puberal e promover a regressão dos caracteres sexuais secundários, bem como diminuir a velocidade do crescimento e a progressão da idade óssea.

Segundo a mãe da criança, a SES não deu nenhuma posição sobre quando voltará a fornecer a medicação. Enquanto isso, a família está lutando para custear o tratamento.

“Minha filha começou os sintomas desde os 7 anos. E para o tratamento funcionar é preciso tomar a medicação no tempo certo. Eles apenas dizem que a medicação está em falta, mas não dão justificativa. Temos que custear para não atrapalhar o tratamento”, lamentou a mãe.

O QUE DIZ A SAÚDE

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) disse apenas que aguarda a conclusão do processo de compra do referido medicamento, "para que o componente esteja à disposição dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no menor prazo possível".

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.