Segurança

Governo designa 500 policiais por dia para reforçar segurança nas 90 cidades que terão Carnaval

Policiamento será reforçado em todas as cidades que realizarão a festividade.

Por Redação
Comentários (0)

09/02/2024 16h48 - Atualizado há 2 semanas
Ação também contará com 270 viaturas por dia

O Governo do Tocantins realizou uma coletiva de imprensa sobre as ações que serão desenvolvidas durante o feriado de Carnaval no Palácio Araguaia nesta sexta-feira (09). As frentes de segurança estão implementando um esquema tático robusto para assegurar a tranquilidade dos foliões em todo o Estado.

A Polícia Militar (PM) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) distribuirão o efetivo para todas as cidades que concentram as folias de Carnaval, a exemplo de Palmas, Gurupi, Porto Nacional, Dianópolis e Xambioá. Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Antônio Barbosa, serão 500 policiais militares por dia, totalizando 2,5 mil policiais empregados durante este período, além de 270 viaturas por dia.

“Foi disponibilizado pelo Governo do Tocantins um investimento no valor de R$ 723 mil para reforçar a segurança no Carnaval. Esse recurso possibilitará a valorização dos nossos profissionais e ainda a segurança das 90 cidades que realizarão a festa”, destacou o coronel Márcio Antônio Barbosa.

As rodovias estaduais também terão segurança reforçada com 33 alunos do Comando de Operações de Divisas (COD) e 24 policiais militares serão escalados para a operação Protetor das Fronteiras e Divisas, garantindo a seguridade, principalmente, nas vias que fazem divisa com estados vizinhos. 

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, ressaltou que a corporação será distribuída para as cidades que mais necessitam do Corpo de Bombeiros. No entanto, todos os municípios que realizarão festividades contarão com o serviço do batalhão.

“Um estudo foi feito e vamos colocar nossos homens e mulheres para trabalhar nas cidades que precisam de nossos serviços. Estaremos dobrando o efetivo para o Carnaval. Ainda temos a opção de dar um horário extraordinário para os militares também, assim reforçando todo o efetivo, garantindo a prevenção e a segurança”, pontuou o coronel Peterson Queiroz de Ornelas.

Entrevista coletiva

Operação de Carnaval nas delegacias

No período do Carnaval, as delegacias estarão operando com escala de plantão, garantindo um atendimento contínuo e eficiente à população. Além disso, haverá um reforço de policiais nas delegacias, visando aumentar a capacidade de resposta às demandas emergenciais que possam surgir durante as festividades. 

O delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira, enfatizou a importância de preparar o efetivo. "Diante da circunstância, nós aumentamos o efetivo especificamente do plantão. Além disso, teremos policiais nos blocos e nas concentrações, o que resultará em um aumento de efetivo específico. Portanto, nós aumentamos esse efetivo para garantir uma resposta eficiente e conforto no atendimento ao cidadão durante o período carnavalesco", expressou o delegado.

Ainda na reunião, foram apresentadas as ações de outras frentes de segurança como a Polícia Penal, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO) e a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu).

Viaturas na frente do Palácio Araguaia

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF Notícias. Todos os direitos reservados.