Saúde

Governo Carlesse descumpre decisões e deixa mais de 340 crianças à espera de cirurgia

Segundo MP, cirurgias deveriam ter sido retomadas em 1º de fevereiro de 2021.

Por Redação 586
Comentários (0)

17/08/2021 11h03 - Atualizado há 2 anos
Palácio Araguaia, sede do Governo do Tocantins

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) requereu à Justiça, nesta segunda-feira (16), que o Governo do Estado seja intimado a apresentar um planejamento para o retorno imediato das cirurgias pediátricas, contemplando uma programação mensal de procedimentos.

A promotora Araína Cesárea D’Alessandro, que atua na área da saúde, disse que o Estado juntou anteriormente ao processo judicial um plano genérico que previa o reinício das cirurgias eletivas em 1º de fevereiro de 2021. Porém, até o momento, a gestão do governador Mauro Carlesse (PSL) não conseguiu comprovar o cumprimento deste planejamento.

Na petição, o Ministério Público afirma que o Governo do Estado se encontra descumprindo decisões judiciais proferidas no mesmo processo judicial, por ter apresentado somente um plano genérico relacionado às cirurgias eletivas – e não um plano específico para o atendimento das cirurgias pediátricas, que contivesse a programação mensal de cirurgias e previsse a realização de consultas pré-operatórias e a inclusão de novos pacientes na fila de espera.

Em razão desse descumprimento, o MPTO pede que a Justiça imponha multa diária ao Governo do Estado. São citadas três decisões judiciais em situação de descumprimento por parte do Estado, datadas de outubro de 2016, maio de 2021 e julho de 2021.

A representante do Ministério Público acrescenta que a última lista juntada pelo Estado quanto à espera por cirurgias pediátricas na rede estadual continha 342 pacientes.

O que diz a SES?

"A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que já foi notificada da referida intimação e esclarece que as cirurgias pediátricas são realizadas em dois polos, em Palmas e Araguaína, respectivamente no Hospital Geral de Palmas (ala pediátrica) e Hospital Municipal Pediátrico de Araguaína.

A SES ressalta que as cirurgias de urgência e emergência estão sendo realizadas regularmente. Já as cirurgias eletivas estão suspensas devido à pandemia da Covid-19, por determinação do Ministério da Saúde, pela falta de anestésicos, estoque de sangue e o perigo de contágio de Covid-19 nos hospitais.

Em 2021 já foram realizados em Araguaína 30 procedimentos cirúrgicos, dentre estes, cirurgias cardíacas e cirurgias gerais para o público neonatal e pediátrico. O Hospital Infantil de Palmas - hoje ala Pediátrica do HGP - realizou 270  procedimentos cirúrgicos pediátricos em 2020 e 116 procedimentos até junho de 2021, demonstrando que pacientes eletivos podem ser atendidos, conforme a classificação de risco a depender da avaliação médica.

Enfatizamos que a SES possui um Plano de Retomada das Cirurgias Eletivas do Estado do Tocantins, já aprovado e incluso nos Autos judiciais, aguardando mudanças no cenário da pandemia para outras providências".

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.